Lúcio Albuquerque – DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 1º DE FEVEREIRO

29

COMEMORA-SE

Dia do Publicitário, Ano-Novo Chinês,

Católicos lembram Santa Brígida, Santa Veridiana, Beata Ludovica

RONDÔNIA

1983 – Mais votado dentre os 24 eleitos para a 1ª Assembleia Estadual de Rondônia, o deputado José Bianco (PDS), foi eleito presidente da Assembleia Constituinte.

BRASIL

1952- É inaugurado o aeroporto internacional do Rio de Janeiro, O Galeão, atual Tom Jobim. 1974- O incêndio do edifício Joelma (SP) mata 149 pessoas e deixa 300 feridos. 1987 — Instalada a Assembleia Nacional Constituinte no Brasil, presidida pelo deputado federal Ulysses Guimarães.

MUNDO

FOTO DO DIA

Primeira reunião dos deputados estaduais eleitos em 1982 e que atuarão, até à promulgação da Constituição estadual como “constituintes”, sem poder para apresentar e votar projetos de Lei. Até à promulgação o governador Jorge Teixeira conforme a Lei 41/81, que criou o Estado, continuará legislando por decreto. Com 16 deputados o PDS não teve dificuldades em eleger a Mesa Diretora da Assembleia e, inicialmente, talvez apenas para marcar posição, o PMDB, com 9, anunciou que nenhum membro faria parte, mas acabou aceitando e a Mesa ficou composta pelos deputados (esquerda para direita) Jerzy Badocha (PMDB, 4º sec), Osvaldo Piana (1º sec, PDS), Zuca Marcolino (1º vice, PDS), José Bianco (PDS Pres), Ronaldo Aragão (PMDB, 2º vice) e Angelo Angelin (PMDB2º sec). Na foto não está o deputado Walderedo Paiva (PDS, 3º sec). (F. Acervo Lúcio Albuquerque).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO”, que é exclusiva do autor.