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Os votos de Alessandra Plácido e Sávio Fernandes

O casal Alessandra Plácido e Sávio Fernandes Souza trocaram alianças no último sábado (29), em cerimônia reservada a familiares e amigos mais próximos. Eles selaram, com a bênção de matriarca da família, Alzenira Plácido, uma relação de amor, carinho e compreensão.

Para a bela e romântica Alessandra, o casamento é um de um laço de amor. Um laço que deve ser leve como um abraço, não apertado como um nó, mas firme o suficiente para não se desfazer com o vento. O mesmo pensa Sávio Fernandes.

Amor, respeito, admiração devem ser o tripé do casamento. Ele deve sobreviver ao fim da paixão e, principalmente, às turbulências. O Amor deve ser imune à tentação. Ele deve ser recheado de diálogo e consenso. Assim declararam, em seus votos, Alessandra e Sávio.

Galeria de Fotos: Lusângela França

Mulher com filho nos braços é espancada pelo marido durante bebedeira

Uma jovem de 22 anos acionou a Polícia Militar na noite deste domingo (30), após ser espancada pelo marido em uma residência no bairro Nova Floresta, zona sul de Porto Velho.

vítima relatou aos policiais que estava ingerindo bebida alcoólica com o suspeito quando houve um desentendimento por ciúmes.

Segundo a vítima, mesmo com o filho nos braços, o marido lhe agrediu com socos que causaram cortes no olho e boca, em seguida o suspeito fugiu antes da chegada da PM.

O caso foi registrado e encaminhado a Delegacia especializada

Cacoal – Mais 92% dos casos de covid-19 no município são leves e pacientes estão em tratamento domiciliar

Desde o início da pandemia, houve um total de 19.593 casos confirmados, com 17.845 curados. O total de óbitos no período foi de 330, com uma taxa de letalidade

O Boletim com informações sobre os contágios de covid-19 no município, divugado pela Divisão de Vigilância em Saúde, informa que do total de 1.748 casos de covid-19 no município, apenas 11 pessoas permanecem internadas, sendo 05 na rede pública e seis na rede particular. Desses, há três pacientes em UTI na rede pública e uma na rede particular.

Desde o início da pandemia, houve um total de 19.593 casos confirmados, com 17.845 curados. O total de óbitos no período foi de 330, com uma taxa de letalidade de 1,68%.

Depois da intensa campanha de vacinação, os números de casos graves diminuiu acentuadamente e a letalidade, que é o percentual de mortes para cada 100 infectados, vem caindo dia a dia. Não houve nenhum óbito por covid-19 nos últimos 04 dias, segundo o boletim da DVS/SEMUSA.

Jaru – Prefeitura realiza encerramento da campanha “Janeiro Branco”

As atividades são coordenadas pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social

O primeiro mês do ano é uma página em branco, pronto para ser escrita e reescrita, pensando nisso anualmente a prefeitura de Jaru, realiza a campanha “Janeiro Branco”, com a promoção de diversas ações que fortalecem a rede de prevenção e cuidado com a saúde mental.

As atividades são coordenadas pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social.

Na noite da última segunda-feira (31), durante o encerramento da campanha, 04 psicólogos que atendem na rede municipal de saúde, esclareceram durante uma roda de conversa, diversas dúvidas e chamaram a atenção para a importância de ficar atento e aos primeiros sinais de que algo não vai bem procurar ajuda.

É importante destacar que o município de Jaru conta com vários pontos de atendimento, seja por meio da secretaria de saúde ou através da secretaria de desenvolvimento social.

O acolhimento pode ser feito nas unidades básicas de saúde, Centro de Atenção Psicossocial – Caps, Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I e II e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas.
Após a avaliação o paciente é encaminhado para acompanhamento e tratamento de acordo com a necessidade apresentada.

Nova Brasilândia d’Oeste – Praça pública é reformada e garante maior conforto à população

Praça recebeu modernos equipamentos de esporte, quadra de areia, iluminação, paisagismo e acessibilidade

A Praça Municipal Dirce Cândida da Silva, no Setor 13, em Nova Brasilândia d’Oeste foi inaugurada recentemente. O projeto elaborado pela Prefeitura do município foi executado pelo Governo de Rondônia com investimento no valor de R$ 305.356,99 (trezentos e cinco mil, trezentos e cinquenta e seis reais, noventa e nove centavos).

O espaço foi contemplado com equipamentos de esportes, quadra de areia, iluminação, paisagismo e acessibilidade; os moradores de Nova Brasilândia d’Oeste recebem um local mais adequado para convivência social e lazer.

De acordo com o gestor da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp), Erasmo Meireles, a entrega dessa obra tem um significado especial. “Sentimos a certeza que os trabalhos nos municípios de Rondônia estão sendo bem executados, e a entrega desta praça valoriza cada cidadão de Nova Brasilândia, desde a criança ao idoso”, disse.

Do valor investido para a realização da obra, R$ 285 mil são referente à emenda parlamentar de autoria do deputado estadual Ismael Crispin.

Vilhena – Multinacional do agronegócio anuncia instalação em Vilhena durante reunião com prefeito e secretários

Potencialidades do município atraíram empresa que tem quase mil colaboradores e deverá gerar dezenas de empregos na cidade

Na última semana representantes da multinacional Sinagro se reuniram com prefeito Eduardo Japonês, o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Adilson Oliveira e o secretário municipal de Agricultura, Geovane da Veiga. Durante o encontro a empresa, que conta com quase mil colaboradores, revelou que se instalará também em Vilhena, gerando dezenas de empregos diretos e indiretos.

Presente em sete estados brasileiros e mantendo parcerias com a Companhia de Agroquímicos da Índia e o Fundo Internacional de Investimentos, a empresa se especializou em agronegócio no Cerrado, com foco nos segmentos de defensivos, fertilizantes, sementes e originação de grãos. A Sinagro possui 28 Unidades de distribuição, quatro unidades de originação e comercialização de grãos, além de uma área agrícola de 21 mil hectares destinada à produção de grãos. Os representantes do grupo buscaram conhecer a cidade, recebendo informações da Prefeitura sobre o município e a região.

Representando a Sinagro, estiveram presentes o diretor de expansão, Ronan Moreira, o coordenador de logística operacional, Pedro Rosolen, e o gerente local, Fabrício Miglioranza. Além dos empregos diretos na própria empresa, a diretoria prevê a geração de empregos na contração de caminhões pra distribuição e mão de obra para limpeza.

“Foi uma reunião muito produtiva, onde pudemos repassar informações sobre a cidade, que animaram muito o grupo. A vinda de uma empresa de porte multinacional demonstra a capacidade de nossa cidade, que vem se destacando no cenário nacional. Em breve eles estarão abrindo suas portas em Vilhena, gerando emprego e renda por aqui”, disse o prefeito Eduardo.

Para Ronan Moreira, Vilhena é uma cidade em expansão, com uma terra propícia ao agronegócio e ao pequeno produtor. “É uma cidade que nossos analistas de logística avaliaram muito bem. Os dados que o prefeito Eduardo, o Adilson e o Geovane trouxeram nos animaram ainda mais. Vilhena tem tudo para crescer neste ramo e nosso grupo quer participar desse crescimento”, garantiu.

Galeria de Fotos:

Multinacional do agronegócio anuncia instalação em Vilhena durante reunião com prefeito e secretários

Multinacional do agronegócio anuncia instalação em Vilhena durante reunião com prefeito e secretários

Novo ensino médio começa a ser implementado este ano

Primeira mudança deve ser ampliação da carga horária

O novo ensino médio começa a ser implementado oficialmente este ano nas escolas brasileiras públicas e privadas. Segundo o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Angelo, a implementação vai começar pelo primeiro ano do ensino médio, e a primeira mudança nas redes deverá ser a ampliação da carga horária para pelo menos cinco horas diárias.

A reforma também trará desafios, de acordo com Vitor de Angelo, que é secretário de Educação do Espírito Santo. Ele citou, entre esses desafios, a possibilidade de aumento da desigualdade entre regiões, estados e redes de ensino e a necessidade da adequação de avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A primeira coisa que deve chegar às escolas, com certeza, é a ampliação da carga horária, porque é uma exigência legal. O que não é exigência legal, mas está atrelado de alguma maneira a isso é a implementação de um currículo novo”, diz Angelo. O Consed representa os secretários estaduais de Educação, responsáveis pela maior parte das matrículas do ensino médio do país. Segundo o último Censo Escolar, de 2021, as redes estaduais concentram cerca de 85% das matrículas.

O novo ensino médio foi aprovado por lei em 2017, com o objetivo de tornar a etapa mais atrativa e evitar que os estudantes abandonem os estudos. Com o novo modelo, parte das aulas será comum a todos os estudantes do país, direcionada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na outra parte da formação, os próprios alunos poderão escolher um itinerário para aprofundar o aprendizado. Entre as opções está dar ênfase, por exemplo, às áreas de linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas ou ao ensino técnico. A oferta de itinerários vai depender da capacidade das redes de ensino e das escolas.

O cronograma definido pelo Ministério da Educação estabelece que o novo ensino médio comece a ser implementado este ano, de forma progressiva, pelo primeiro ano do ensino médio. Em 2023, a implementação segue, com o primeiro e 2segundo anos e, em 2024, o ciclo de implementação termina, com os três anos do ensino médio.

Pela lei, para que o novo modelo seja possível, as escolas devem ampliar a carga horária para 1,4 mil horas anuais, o que equivale a 7 horas diárias. Isso deve ocorrer aos poucos. Em 2022, a carga horária deve ser de pelo menos mil horas anuais, ou cinco horas diárias, em todas as escolas de ensino médio do país. Esta será, portanto, a primeira mudança a ser sentida.

Os estudantes do primeiro ano do ensino médio começarão também a ter contato com novo currículo. Os itinerários, no entanto, deverão começar a ser implementados apenas no ano que vem na maior parte das escolas.

“Tomando o Espírito Santo como exemplo, o que o aluno capixaba vai encontrar na escola de ensino médio é jornada maior e currículo novo, no que diz respeito à formação geral básica. Disciplinas ou componentes curriculares diferentes, com os quais ele não estava acostumado, como eletivas, projeto de vida, estudo orientado, mas ainda sem segmentar na sua preferência de itinerário. A partir do ano que vem, ele vai encontrar o itinerário de aprofundamento dentro da sua escolha”, explica o secretário.

Desafios

A reforma trará também, segundo Angelo, alguns desafios, entre eles a possibilidade de aumento das desigualdades educacionais. “No novo ensino médio, a gente pode ter todas as promessas de itinerários e de escolhas, mas para algumas redes. Outras podem não conseguir”, afirma. “O risco é ter escolas com alguns itinerários e outras não, regiões com alguns itinerários e outras não. Então, pode haver um aprofundamento das desigualdades dentro do país e dos estados, para não falar das redes privada e pública”, acrescenta.

Isso significa que um estudante pode não encontrar em seu município o curso técnico ou a formação que deseja. “São cuidados que precisaremos ter, que não invalidam [o novo ensino médio], mas a gente não pode desconsiderar que isso existe para não achar que tudo são flores, que o novo ensino médio vai mudar tudo, vai trazer itinerários, ensino flexível adaptado aos alunos, que eles vão fazer o que quiser. As nossas escolas são as mesmas e elas têm dificuldades, os professores tiveram formação, mas não viraram a chave e mudaram de uma hora para outra, então é preciso ter cuidado com isso para não se frustrar”, diz Angelo.

Outro desafio é a avaliação dos estudantes. O Enem, por exemplo, precisará ser reformulado para avaliar o novo currículo. “O exame precisa estar alinhado com o novo ensino médio. O Enem é uma prova nacional que precisa criar critérios de comparação entre todo e qualquer estudante que está terminando o ensino médio, especialmente por causa do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu que é nacional. Mas, como vamos comparar, nacionalmente, pessoas que fizeram currículos distintos? Esse é o maior desafio”, avalia.

Em webinário, em dezembro, o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Luiz Rabelo, detalhou as ações da pasta para a implementação do novo ensino médio. Segundo ele, somando todas as ações, até aquele momento, haviam sido repassados aos estados e às escolas R$ 2,5 bilhões.

Rabelo também falou sobre o Enem que, segundo ele, deverá ter duas partes, uma delas voltada para avaliar os conhecimentos adquiridos na parte comum a todos os estudantes, definida pela BNCC, e outra que deverá avaliar os itinerários formativos. “Atualmente, a grande questão mesmo é como criar um segundo momento de prova que contemple a avaliação dos itinerários formativos, dada a diversidade de possibilidades que na implementação”, disse o secretário. O novo modelo de prova deverá começar a vigorar apenas após a total implementação do novo ensino médio, em 2024.

Fonte: AgênciaBrasil

Transporte escolar municipal está pronto para atender alunos da zona rural de Porto Velho

Cerca de 5 mil estudantes de 57 escolas municipais serão beneficiados

Com o retorno das aulas presenciais no próximo dia 9 de fevereiro, o transporte escolar terrestre não será mais problema para os cerca de 5 mil alunos que estudam nas escolas da zona rural de Porto Velho. Eles agora serão transportados na nova frota de ônibus adquirida pela prefeitura.

Durante as gestões anteriores, a precariedade do transporte escolar gerou muitos transtornos e prejuízos para os pais e estudantes, além de graves problemas para o município. Em 2019, porém, o problema foi resolvido com a aquisição de 146 novos veículos, inclusive adaptados com rampa para cadeirantes.

Além dos ônibus, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), contratou motoristas e monitores para o transporte escolar rural. Todos eles passaram por treinamento, cursos de formação e estão preparados para iniciar as suas rotas de trabalho.

“Um planejamento foi elaborado para dar suporte aos alunos da rede rural de ensino, de maneira que todos os distritos e localidades vão ser atendidos por esse serviço”, afirmou a secretária da Semed, Gláucia Negreiros.

Ônibus passaram por revisão antes do início do ano letivo Ônibus passaram por revisão antes do início do ano letivo

PREPARAÇÃO

Conforme o responsável pelo transporte escolar rural, Zeno Ramos, inicialmente 135 veículos serão colocados à disposição para atender a comunidade estudantil. Os demais ficarão de reserva para suprir qualquer eventualidade que venha surgir no transcurso do ano letivo.

“Todos os ônibus já passaram por manutenção prévia, como lavagem, lubrificação e troca de alguma lâmpada das lanternas ou faróis. Eles também vão passar pela vistoria escolar, mas todos estão prontos para iniciar o transporte dos alunos”, explica Ramos.

ESCOLAS

No total, os veículos vão atender 57 escolas. As unidades de ensino estão localizadas no setor chacareiro da capital (zona Leste e Colônia do Japonês), Estrada da Penal, BR-319 (Joana D´arc), no sentido Humaitá, BR-364 (sentido candeias e Rio Branco), distritos de Jaci-Paraná, Rio Pardo, União Bandeirante, Nova Mutum Paraná, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, além das localidades de Embaúba e Taquara (Vila da Penha, na BR-425, sentido Guajará-Mirim).

O horário de atendimento com o transporte escolar será pela manhã e à tarde, dependendo da localidade. Para usufruir do serviço, basta estar matriculado nas escolas da rede rural de Porto Velho.

Transporte fluvial para alunos de zonas ribeirinhas de Porto Velho será regularizado no início de 2022, diz Seduc

Na última semana, o MP-RO solicitou na Justiça um posicionamento do Governo de Rondônia sobre o caso. De acordo com moradores da região, há mais de quatro anos os alunos enfrentam problemas para frequentar escolas.

A Secretaria da Educação do Estado de Rondônia (Seduc) informou que o transporte escolar fluvial deve ser regularizado ainda no início do ano letivo de 2022 para atender os alunos das áreas ribeirinhas de Porto Velho.

Segundo o secretário de educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu, as embarcações devem passar por uma análise da Marinha do Brasil, para verificar a segurança dos barcos.

“O impasse está resolvido. A burocracia que tinha já está resolvida. Agora estamos no campo de avaliação das embarcações, dos motores, equipamentos e essas coisas. São 78 embarcações e o contrato está todo aprovado”, disse o secretário.

O governo ainda não informou a quantidade de alunos que serão atendidos por essas 78 embarcações e nem quais as localidades.

Na última semana, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO) solicitou, na Justiça, um posicionamento do Governo de Rondônia sobre a regularização do transporte escolar fluvial para atender alunos das zonas ribeirinhas.

De acordo com moradores da região, há mais de quatro anos os estudantes enfrentam problemas para frequentar a escola. A falta de transporte é um dos mais antigos obstáculos, atingindo as comunidades desde o início de 2018 (clique aqui e entenda o caso cronologicamente).

“Isso é inaceitável, as crianças estão prejudicadas há muitos anos. Está começando o ano letivo de 2022 na rede do município e as crianças sem transporte fluvial não têm direito à educação”, comenta um morador do Médio Madeira.

 

Ainda segundo o MP, a falta de transporte escolar causa risco iminente aos alunos, considerando principalmente que eles estão há anos sem a possibilidade de locomoção, comprometendo a formação, dignidade e oportunidades futuras de desenvolvimento econômico e social.

Morador de Cacoal é preso com 608 kg de cocaína em operação contra o tráfico na fronteira com a Bolívia

Policiais do Grupo Especial da Fronteira (Gefron) prenderam, nesta quinta-feira (27), dois homens com um total de 608,8 kg de cocaína, durante abordagem na BR-174, em Porto Esperidião (326 km de Cuiabá).

De acordo com informações da Polícia, o motorista que estava em um Hyundai Elantra seguindo na frente, entre os municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião, dando apoio para o motorista da Volkswagen Amarok, que vinha atrás.

Os policiais fizeram a abordagem dos suspeitos e encontraram, durante a revista, várias malas na cabine e na carroceria da caminhonete contendo 488.8kg cloridrato e 120.1 kg pasta base de cocaína.

Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal na cidade de Cáceres. Segundo informações um dos presos é residente da cidade de Cacoal-RO.

Segundo a Polícia, a droga é avaliada em mais de R$ 14 milhões. Os carros são avaliados em R$ 240 mil e R$ 66 mil. O total de prejuízo para o tráfico chega a R$ 14,68 milhões.

As ações na região fazem parte da Hórus/VIGIA que tem por objetivo de combate aos crimes de tráfico de drogas na fronteira Brasil e Bolívia em Mato Grosso.

Confira no vídeo: