TJRO promove live com pesquisador sobre a covid-19

31

Médico e pesquisador Juan Villalobos, que é consultor do Judiciário em RO, vai esclarecer dúvidas

Quase dois anos após o início da pandemia da covid-19 e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a doença, cuidados e a vacinação. Atenta a este cenário e com o avanço da doença, a Divisão da Saúde do Tribunal de Justiça de Rondônia vai promover, no próximo dia 4, uma live com o médico e pesquisador Juan Villalobos, que atua como consultor do Poder Judiciário de Rondônia, dando elementos às decisões administrativas que buscam reduzir o contágio. O especialista vai responder questionamentos que poderão ser enviados por meio de formulário eletrônico.

Pesquisador da Fiocruz em Rondônia, o médico Juan Villalobos tem atuado na linha de frente da pandemia e, junto com a médica Ana Lúcia Escobar, da Universidade Federal de Rondônia, que também é consultora, é referência no combate à covid-19, em Rondônia. Com o tema “O cenário atual da pandemia e cuidados”, o médico vai orientar sobre medidas que ainda precisam ser tomadas diante da pandemia.

A live será transmitida no canal do TJ Rondônia no YouTube, das 9h30 às 11h. Para otimizar o tempo de apresentação, a Disau disponibiliza um formulário onde as perguntas podem ser enviadas. A live é destinada ao público interno da instituição, mas, por tratar-se de assunto de interesse público, será de livre acesso. É a segunda live com foco na difusão de informações de saúde promovida pelo TJRO. No dia 20 foi a vez do médico pediatra Reginaldo Lourenço e da médica pesquisadora Ana Lúcia Escobar, que falaram sobre a vacinação infantil, que teve início em janeiro.

Além das lives com especialistas, de acesso público, outra contribuição do Judiciário no combate à pandemia é a destinação de recursos provenientes de penas pecuniárias para ações de saúde. “O Judiciário está pautado na ciência para buscar as melhores soluções que possam trazer segurança para que nossos(as) magistrados(as) e servidores(as) possam manter a prestação jurisdicional e contribuir para o combate à covid-19”, ressalta o presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia.

Currículo do palestrante 

Dr. Juan Villalobos possui graduação em Medicina – Universidad Nacional de Colômbia (1986), mestrado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (1993) e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente, é professor adjunto IV da Universidade Federal de Rondônia e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz/Rondônia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando, principalmente, nos seguintes temas: epidemiologia, hepatite c, hepatite delta e malária.

Clique aqui para ter acesso ao formulário

 

Assessoria de Comunicação Institucional