PL do deputado Ismael Crispin que denomina de Doutor Valério Firmiano o hospital de Buritis é sancionado

27

Visando reconhecer o trabalho de um dos maiores pioneiros do município de Buritis, o deputado Ismael Crispin (PSB) apresentou o Projeto de Lei Ordinária nº 1.332 de 2021 que “Dá denominação ao Hospital Regional do município de Buritis, Doutor Silvano Valério Firmiano”. A propositura foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Rondônia e recentemente sancionada pelo governador de Rondônia, sendo convertida na Lei nº 5.157, de 22 de novembro de 2021.

Silvano Valério Firmiano foi farmacêutico generalista, nascido em Urai/PR em 1963. Veio para Porto Velho no ano de 1983, indo morar em Ariquemes, onde se casou com a professora Rosangela Zavan Firmiano com quem teve três filhos. Na região do Vale do Jamari, o DR. Silvano exerceu suas atividades funcionais na Farmácia e em Buritis inaugurou o Laboratório Firmiano que pertence à família. 

Em 1987 ingressou no serviço público de Rondônia e prestou relevantes serviços, trabalhando no hospital regional de Ariquemes. Dentro do projeto Barriga Limpa trabalhou também nas cidades de Monte Negro, Buritis e Costa Marques. Em 1997, chegou ao município de Buritis com a esposa e filhos e foi de requerimentos pedindo melhorias na rede elétrica com objetivo de atender a Escola Marechal Rondon que funcionava com motor; defendeu a implantação do ensino médio na Escola Elvandas Maria de Siqueira. 

Presidiu a Associação Comercial de Buritis, onde colaborou para o desenvolvimento do comércio da cidade. O Dr. Silvano também foi coordenador do Departamento de Controle de Oxigênio Hospitalar e da Agência Transfusional de sangue do Hospital Regional de Buritis, sempre muito dedicado com presteza para garantir melhorias na saúde do município.

“A história do Dr. Firmiano sempre esteve ligada ao desenvolvimento e melhorias nos serviços de saúde prestados à população do município de Buritis e em forma de agradecimento, pelos inúmeros trabalhos realizados estamos felizes com o atendimento do nosso pleito. Infelizmente, o pioneiro de Buritis foi mais uma vítima da Covid-19 e faleceu em março de 2021, mas deixou seu exemplo de dedicação e lealdade que jamais serão esquecidos”, finalizou Ismael.

Texto: Laila Moraes-ALE/RO

Foto: Assessoria