As barras de ouro foram apreendidas no Aeroporto de Porto Velho/RO quando transportadas por uma aeronave sem plano de voo
A Polícia Federal com apoio da Polícia Civil/RO, deflagrou na manhã desta terça-feira (24/10/2022) a denominada Operação “79” visando o cumprimento de 03 mandados de busca e apreensão e 02 Ordens Judiciais impondo cautelares diversas da Prisão aos investigados, todos expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da SJRO.
A investigação objetiva desarticular associação criminosa responsável pelo transporte ilegal de ouro da cidade de Japurá/AM para Porto Velho/RO através de aeronaves. O trabalho de investigação teve início em meados de 2022 com a apreensão de 03 kg de ouro após a FAB determinar pouso imediato de uma aeronave sem plano de voo.
No local os Policiais Federais encontraram o minério sem identificação de origem e realizaram a prisão em flagrante do piloto. Após o ato, os policiais iniciaram diligências e conseguiram identificar os demais criminosos. A Polícia Federal cumpre os mandados judicias nas cidades de Porto Velho/RO e Japurá/AM, tendo sido uma aeronave apreendida.
Os indiciados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa, usurpação de bem da União, na forma equiparada, e lavagem de capital (Art. 288, “caput”, do CP em concurso material com o Art. 2º, §1º, da lei 8.176/1991 e o Art. 1º, “caput”, da lei9.613/1998).
O termo “79” faz alusão ao número atómico do ouro situado no grupo 11 da tabela periódica.
A Polícia Federal destaca que qualquer pessoa pode colaborar, prestando informações que ajudem no combate aos crimes, sendo sempre mantido o sigilo da fonte.