Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, a professora Anandréia Trovó foi nomeada pelo Governo de Rondônia como Coordenadora de Educação de Vilhena (CRE), jurisdição que também atende os municípios de Colorado do Oeste e Chupinguaia.
A nova gestora tem um curriculum invejável com quatro graduações, licenciaturas em Pedagogia, Formação de Formadores, Educação Física, História e duas graduações tecnológicas:Gestão da Inovação e Empreendedorismo Digital e Design de Interiores.
Em Porto Velho na semana passada, Anandréia esteve em reunião com a secretária de Educação, professora Ana Pacini, oportunidade em que a representante da Seduc fez o acolhimento da gestora de Vilhena, com orientações e alinhamento de ações.
Ela também se reuniu com o secretário municipal de Educação de Vilhena, Professor Flávio de Jesus, momento em que tratou de parcerias. “É importante firmar as parcerias entre as esferas públicas, buscando o envolvimento da comunidade, empresários e demais instituições para fortalecer as ações educacionais. Nesse pouco tempo à frente da CRE, estivemos em reunião com a deputada Rosangela Donadon, com o secretário Executivo Regional de Vilhena, Wesley Germiniano, com a assessoria do deputado Ezequiel Neiva, com assessoria do deputado Alex Redano e em contato com Senador Confúcio Moura e vereadores de Vilhena”, informou a coordenadora.
SAEB
Sobre as metas de trabalho, Anandréia fez um alerta aos pais e toda sociedade, lembrando que, “estamos há uma semana do início das avaliações do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que será no período de 23 de outubro a 10 de novembro.
A Seduc lançou o Projeto Saeb: Nossa Meta é Você!Com foco em ações de nivelamento da aprendizagem e mobilização para a participação e engajamento dos estudantes de 5º, 9º anos do Ensino Fundamental e 3º anos do Ensino Médio para se fazerem presentes no dia da avaliação”, informou.
De acordo com a coordenadora, o trabalho segue com inúmeras ações em andamento, como simulados, aulões, gincanas internas, gincana interescolar promovida pela CRE. São atividades que, segundo ela, visam o engajamento através de construção mascotes, paródias e danças do Saeb, vídeos instrucionais, Pit stop e carreatas. “Tudo em prol de levar ao conhecimento de toda sociedade rondoniense a importância dos estudantes estarem presentes na escola no dia de fazer a prova”, destaca.
Anandréia esclarece que, para evidência dos resultados que define o Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de cada escola, município, estado, região e país exige a participação mínima de 80% dos alunos. “Com esses resultados é possível direcionar políticas públicas para investimentos na educação. Ainda, direciona investimentos da arrecadação do ICMS junto aos municípios, permitindo que indicadores ligados ao desempenho em educação sejam incorporados ao cálculo de divisão do imposto”, detalha a representante.