Estação de Tratamento de Água de Ariquemes recebe visita técnica da prefeita do município

41

E abrindo os espaços para visitações, na última quinta-feira (24), a Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari, recebeu visita técnica da prefeita municipal Carla Redano

O mês de março (22) é comemorado o Dia Mundial da Água, para reforçar a importância deste bem essencial, a empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Ariquemes, Águas de Ariquemes, seguindo ainda as normas de biossegurança em prevenção à Covid, reativou o Programa Portas Abertas que tem o objetivo de receber visitantes para conhecer suas instalações de Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgoto e Centros de Operação de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária.

E abrindo os espaços para visitações, na última quinta-feira (24), a Estação de Tratamento de Água – ETA Rio Jamari, recebeu visita técnica da prefeita municipal Carla Redano (Patriota), vereadora Simone Macedo (PSL), alunos da Guarda Municipal Mirim e convidados, a proposta reforça o diálogo entre a Águas de Ariquemes e convidados, compreendendo assim, as etapas que compõe o tratamento e outras ações nos sistemas de abastecimento do município.

Durante a visita, que foi dirigida pela engenheira química responsável pelo setor de qualidade da concessionária, Milena Albuquerque, os participantes, conheceram vários detalhes que a água recebe durante as fases de tratamento, aprenderam sobre o pH da água, fluoretação e outros.

Carla Redano, acompanhou e entendeu complexidade do sistema e reconhece as melhorias significativas que a concessionária tem realizado desde a sua chegada na cidade. “A empresa melhorou o abastecimento de água cidade, os investimentos são palpáveis. Para este ano o cronograma de obras é extenso, o saneamento está avançando. Como executivo, temos acompanhado e estamos atentos. Hoje, com esta visita na ETA, conhecemos a capacidade técnica e operacional que a Águas de Ariquemes possui para administrar os sistemas de água”, ressaltou.

 Eduardo Lana, diretor-presidente da empresa, explica que a ETA está de portas abertas para receber líderes comunitários, representantes da sociedade, universidades, escolas, e cada morador de Ariquemes que buscar saber como é tratada a água que chega diariamente nas torneiras. “Com diálogo e transparência, responsabilidade social e compromisso com a população, estamos promovendo o saneamento, levando água tratada e dignidade para muitas famílias”, disse.

CONTROLE DE QUALIDADE – Atualmente a Estação de Tratamento de Água de Ariquemes é uma das mais modernas do estado, com painéis automatizados que indicam em tempo real os níveis e volumes de água que são captados, tratados e distribuídos, bem como os índices de potabilidade que são monitorados 24h. A concessionária diariamente trata mais de 15 milhões de litros de água.

A água que é abastece os imóveis, passa por um rigoroso controle de qualidade, análises assegurando a potabilidade da água acontecem de hora em hora. São analisados a cor, ph, turbidez e ainda análises físico químico da água, bacteriológico, os resultados atende os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, de acordo com a portaria de consolidação n° 5 de 28 de setembro de 2017 que mensalmente são auditadas pelo laboratório credenciado de Porto Velho e pela Vigilância Sanitária Municipal.

A concessionária além de tornar a água potável, própria para consumo, com a dosagem dirigida do cloro para desinfecção, ela adiciona flúor, iniciativa que coloca Ariquemes no ranking dos municípios que trabalham para promoção da saúde pública e desenvolvimento sustentável. De acordo com o parecer técnico cientifico do Ministério da Saúde, a fluoretação possibilita uma redução em até 65% de incidentes de cárie, que se realizada de modo continuo e regular, reflete positivamente na propagação da saúde dos munícipes que são atendidos com água tratada.

ara mais informações sobre os trabalhos, projetos e ações desenvolvidas pela concessionária, acesse www.aguasdeariquemes.com.br.