Reunião no Ministério da Saúde nesta quarta-feira contou com apoio do deputado federal e médico Mauro Nazif
Em face do atraso de quase uma semana do Governo Federal no pagamento dos cerca de 160 residentes da Saúde em Vilhena, o prefeito Eduardo Japonês esteve no Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 13, na companhia dos vereadores Wilson Tabalipa e Zé Duda, com apoio do deputado federal e médico Mauro Nazif, para solicitar urgência no pagamento das bolsas a todos. A garantia feita pelo Governo Federal é que o repasse aconteça até esta sexta-feira, 15, a todos os residentes que estejam com a documentação regular junto ao programa.

“Verificamos no sistema e os dados que temos é que apenas dois residentes têm documentação pendente. Embora não seja nossa atribuição o pagamento da bolsa, o serviço dos residentes é extremamente importante para o andamento das atividades em toda a Saúde pública de Vilhena e agradeço já imensamente pelo trabalho de todos. Fruto da oferta de nossa estrutura para que façam a residência, esse programa que permite a atuação desses profissionais em formação faz toda a diferença na região”, garante o prefeito Eduardo Japonês.

O prefeito agradeceu a intervenção do deputado federal e também médico Mauro Nazif em prol da questão, através do vereador Zé Duda. A reunião aconteceu também com o policial civil e vereador Wilson Tabalipa no Ministério da Saúde, junto à Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Recebida pelo responsável do setor, Hélio Angotti Neto, a comitiva vilhenense se mostrou otimista quanto à solução do impasse.

“O pagamento deveria ter sido feito no dia 7 de abril, então já temos aí seis dias de atraso. No entanto, nós como representantes do Poder público estamos buscando as maneiras mais eficazes de resolver a situação. O Governo Federal garantiu oficialmente, por documento, que vai fazer o pagamento na sexta-feira, então praticamente podemos considerar que a solução foi conseguida. Agora vamos acompanhar e cobrar o cumprimento”, explica o vereador Zé Duda.

Para Wilson Tabalipa, a iniciativa de tratar com os responsáveis pelo assunto produziu bons resultados na reunião. “Fomos bem recebidos e quero agradecer ao Ministério da Saúde já de antemão por nos ouvir e compreender a importância disso para todo o Cone Sul. São profissionais que colaboram no atendimento de milhares de pacientes por mês nas unidades de saúde de Vilhena, que recebe pessoas de todo o Sul do Estado e Noroeste do Mato Grosso”, explicou.

Ainda assim, está marcada para 10h de hoje reunião da Secretaria Municipal de Saúde com representantes dos residentes, para deliberar sobre os avanços no pagamento das bolsas e também sobre paralisação das atividades. A secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim, destaca o papel importante do diálogo com a classe. “Estamos em contato com os profissionais de saúde diariamente e com os residentes não é diferente: queremos fazer o possível para garantir que tenham as melhores condições para continuar executando sua formação, enquanto prestam um vital serviço à comunidade local”, completa.

Mais informações sobre a Saúde municipal podem ser conseguidas pelo WhatsApp institucional 3322-2945.