Vilhena fará testagem em massa neste domingo para conter a disseminação da covid-19

37

Mais de mil testes serão aplicados em pacientes por meio de drive-thru, a partir das 8h, em frente à Câmara de Vereadores

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizará neste domingo, 30 de janeiro, mais uma testagem em massa para covid-19. A ação vai examinar 1200 pessoas, das 8h às 13h somente por meio de drive-thru em frente à Câmara Municipal de Vereadores. Utilizando o teste de antígeno, que detecta a presença do vírus nas vias nasais por meio de coleta swab (cotonete estéril), a Prefeitura de Vilhena fará a entrega do resultado em 15 minutos.

“Nossa intenção é identificar as pessoas com o vírus logo nos primeiros dias para colocar o paciente em isolamento, emitir o atestado médico dando as devidas orientações. Atualmente temos duas cepas da covid-19 em Vilhena, a delta e o ômicron, as cepas de gripe Influenza, como a variante Darwin da H3N2 e a gripe comum, além do rinovírus que causa o resfriado. Desde dezembro o Ambulatório Covid-19 está sobrecarregado com a procura de novos pacientes, e de acordo com os nossos dados, desde o dia 12 deste mês, tivemos mais de 3200 atendimentos, que representa quase 10% de todo o período anterior de 365 dias”, aponta Eduardo Japonês, prefeito de Vilhena.

O drive-thru deste domingo é voltado para pessoas que estejam apresentando sintomas gripais, ou para aquelas que tiveram o contato recente com paciente positivado pela covid-19. Para realizar o teste, é necessário apresentar um documento com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente a média de casos positivos para covid-19 é a maior desde janeiro do ano passado, alcançando 64 novos casos em média nos últimos sete dias. Essa quantidade de casos confirmados em janeiro já é quase quatro vezes maior que a registrada em dezembro.

COMO FUNCIONA O TESTE – De acordo com a secretária municipal de Saúde, Weslaine Amorim, o teste de antígeno, é uma arma eficaz na identificação do vírus. “Este teste nasal tem seu resultado revelado em até 15 minutos, e é capaz de detectar a presença da covid-19 no início da infecção. O vírus se instala primeiro nas vias nasais, e por isso, a coleta é feita com um cotonete. Quanto mais rápido soubermos quem está com o coronavírus, conseguiremos isolar esta pessoa, reduzindo o número de contaminação na nossa cidade”, explica a secretária.

O teste, porém, não tem a total eficácia na detecção do vírus em pacientes que estejam com mais de sete dias de sintomas, visto que a infecção já não se encontra mais nas vias nasais, e sim no pulmão. Para estes casos, o paciente deve se dirigir ao Ambulatório Covid-19, para buscar o encaminhamento para os exames de diagnóstico do coronavírus.

Galeria de Fotos

DRIVE-THRU testar� pacientes suspeitos em Vilhena: resultado em 15 minutos