Veja perfil dos 24 deputados estaduais que devem ser empossados em Rondônia

102

Acontece nesta quarta-feira (1º), a posse dos 24 deputados estaduais eleitos em Rondônia. A cerimônia está marcada para 14h, no Espaço Talismã 21 em Porto Velho.

Cinco deputadas e 19 deputados assumem as cadeiras. Entre eles existem os que já estão indo para o terceiro mandato e outros que participaram da primeira eleição em 2022.

Confira o perfil dos deputados eleitos:

*Por ordem de votação (mais votado para menos votado)

Laerte Gomes (PSD)

Laerte Gomes (PSD) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Laerte Gomes (PSD) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Laerte Gomes iniciou a vida política há quase 20 anos, inicialmente como prefeito de Alvorada do Oeste (RO) por dois mandatos. O parlamentar foi eleito deputado federal em 2014 e desde então vem sendo reeleito pela população.

Este será o terceiro mandato de Laerte. Na primeira eleição obteve 11.360; na mais recente, seu eleitorado cresceu para 25.603 pessoas.

O deputado é natural de Santa Catarina, mas vive em Rondônia há cerca de 35 anos. É casado e tem dois filhos. Entre os seus trabalhos, destaca a Lei que proíbe a nomeação de condenados nos termos da Lei Maria da Penha, em cargos comissionados da administração pública.

Ieda Chaves (União Brasil)

Ieda Chaves (União Brasil) — Foto: Reprodução/Facebook

Ieda Chaves (União Brasil) — Foto: Reprodução/Facebook

eda Chaves, de 53 anos, é esposa do atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. Juntos, os dois têm dois filhos. A eleição de 2022 foi a primeira que Ieda disputou, sendo eleita com 24.667 votos.

A deputada possui graduação em Odontologia e mestrado em Ciências da Saúde e é empresária. Quando ainda era candidata, declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) patrimônio de quase R$ 40 milhões.

Ismael Crispin (PSB)

Ismael Crispim (PTB) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Ismael Crispim (PTB) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Ismael Crispin tem 48 anos. Natural de Paraná, veio para Rondônia ainda criança, juntamente com o pai que buscava trabalho. Ele é casado e tem dois filhos.

Crispin iniciou a carreira pública como secretário Secretário Municipal de Administração e Fazenda em São Miguel do Guaporé (RO), em 2011. No ano seguinte, foi eleito vereador do mesmo município. O parlamentar é deputado estadual desde 2019.

Cirone Deiró (União Brasil)

Graduado em administração e pós-graduado em contabilidade e controladoria, Cirone Deiró é o mais velho de seis irmãos e tem 52 anos. Chegou em Rondônia aos seis anos, acompanhado da família, vindo de Mato Grosso.

Ingressou na carreira política em 2016, quando foi eleito vice-prefeito de Cacoal (RO). Em 2018 foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual. Foi reeleito em 2022 com 22.207 votos. É casado e tem dois filhos.

Ezequiel Neiva (União Brasil)

Ezequiel Neiva (União Brasil) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Ezequiel Neiva (União Brasil) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Ezequiel Neiva tem 53 anos e é sargento da reserva da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PM). Ele é casado e tem três filhos. Natural do Paraná, também veio para Rondônia ainda pequeno.

Tentou se eleger deputado pela primeira vez há mais de 20 anos – em 2002 – mas foi eleito pela primeira vez somente em 2006. Nas duas eleições seguintes ficou apenas como suplente. Em 2018 foi eleito novamente e desde então ocupa uma das cadeiras na Casa de Leis.

Alex Redano (Republicanos)

Alex Redano (Republicanos) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Alex Redano (Republicanos) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Alex Redano tem uma longa carreira política, mas antes disso era conhecido por promover cursos de modelos e organizar eventos como bailes e shows de acrobacia de motos.

Redano já foi vereador de Ariquemes (RO) por três mandatos, entre 2002 e 2014. Sua atividade na política continuou como deputado estadual, sendo reeleito duas vezes consecutivas. Ele ocupou o cargo de presidente da ALE-RO no biênio 2021/2022.

O deputado tem 46 anos e é casado com a atual prefeita de Ariquemes, Carla Redano.

Marcelo Cruz (Patriotas)

Marcelo Cruz (Patriota) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Marcelo Cruz (Patriota) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Marcelo Cruz é portovelhense e começou a carreira política como vereador na Capital. Em 2018 foi eleito deputado estadual e reeleito no último ano com 18.798 votos.

Filho de pastor, Marcelo trabalhou em prol dos cristãos, inclusive com a aprovação de Projeto de Lei que institui a música gospel como celebração cultural de Porto Velho. Se diz defensor dos “valores familiares e princípios cristãos”.

Dr Luis Do Hospital (MDB)

Dr Luis do Hospital (MDB) — Foto: Reprodução/Facebook

Dr Luis do Hospital (MDB) — Foto: Reprodução/Facebook

Luis Eduardo Schincaglia tem 48 anos, é médico veterinário e possui pós-graduação em Ciência, Vigilância e Tecnologia de Alimentos.

Adota o nome político de Dr. Luis do Hospital, por ser ex-diretor do Hospital Municipal de Jaru (RO). Em 2020 foi eleito vereador do município e deixou o mandato para concorrer ao cargo de deputado estadual em 2022, quando foi eleito com 18.248 votos.

Cássio Gois (PSD)

Cássio Gois (PSD) — Foto: Reprodução/Facebook

Cássio Gois (PSD) — Foto: Reprodução/Facebook

O deputado Cássio Gois é formado em direito pela Universidade Federal e empresário. Tem 33 anos e é casado.

Tentou se eleger vice-prefeito de Cacoal (RO) em 2016, mas não obteve sucesso. Na eleição seguinte, em 2020, formou chapa com Adailton Furia e ambos foram eleitos. No último pleito, Cássio conseguiu uma das cadeiras da Casa de Leis com 17.753 votos.

Jean Oliveira (MDB)

Jean Oliveira (MDB) — Foto: ALE-RO/Divulgação

Jean Oliveira (MDB) — Foto: ALE-RO/Divulgação