Pesquisa Data Continental: “Em quem você votaria para prefeito de Candeias do Jamari”
O Instituto Data Continental divulgou hoje a sua mais recente pesquisa de intenção de votos com vistas à eleição municipal que acontece no próximo ano. Mesmo ainda distante do pleito, os nomes contidos na pesquisa serão os grandes oponentes, pois já vivem momentos políticos de extrema rivalidade, sem esquecer as novas lideranças que também estão surgindo no Legislativo e no Executivo Municipal.
Na pesquisa estimulada, o Instituto fez a seguinte pergunta: “Item 04 – Em quem você votaria para prefeito?”. O resultado deu o seguinte: 42,1% votariam no atual prefeito Valteir Queiroz; 32% no ex-prefeito tampão Lucivaldo Fabrício e 11,3% no vice-prefeito Toninho Cerejeiras, conforme a tabela abaixo.
Pela tabela percebe-se que Valteir possui a preferência do eleitorado de maior faixa etária, principalmente aqueles que possuem idades entre 45 e 59 anos. Lucivaldo possui a preferência maior entre os eleitores com idade entre 16 e 25 anos de idade, e 35 e 44 anos, segundo a pesquisa do Data Continental.
Os percentuais referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos, que não leva em conta o voto dos indecisos.
O Item 1 da pesquisa revela os motivos da preferência pelo atual prefeito. Na pergunta realizada neste item de pesquisa, foi questionado: “Você lembra em quem você votou na última eleição para prefeito?”. Como resposta, 44,1% dos eleitores entrevistados disseram que votaram em Valteir, 34,8% em Lucivaldo e 8,9% no candidato Gringo. Note na tabela abaixo, que Valteir e Lucivaldo sempre estão nas primeiras colocações dos questionamentos.
DADOS DA PESQUISA
Pesquisa realizada com 271 eleitores entre os dias 11 e 12 de fevereiro de 2023 na zona rural e urbana de Candeias do Jamari. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Via Rondônia, possui margem de erro de + ou -3% e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).
“O jornal eletrônico Folhadosmunicipios.com.br se reserva no direito de manter informação. Entretanto o conteúdo publicado na categoria “Política”, é de inteira responsabilidade da empresa que elaborou a pesquisa”.