UFC 271: Israel Adesanya controla Robert Whittaker e mantém o cinturão dos médios por pontos

42

Desafiante aposta na luta agarrada e nos ataques em velocidade na curta distância, mas não consegue superar o campeão nos cinco rounds da luta principal do evento

Não foi uma luta muito empolgante, mas Israel Adesanya e Robert Whittaker deram aos fãs uma disputa de cinturão digna de um combate disputado por dois campeões. Muito disputada e equilibrada, a luta foi vencida pelo nigeriano, por decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47 e 49-46).

A luta começou com os dois lutadores mais contidos, evitando se exporem um ao outro. Whittaker aplicava pisões nos joelhos, enquanto Adesanya media a distância e devolvia os chutes nas pernas. Aos poucos os atletas começaram a soltar golpes mais contundentes, e o campeão conseguiu um direto de direita que desequilibrou o australiano. Whittaker tentou um “double leg” em seguida, mas o nigeriano defendeu com um “sprawl”, voltando a lutar em pé logo depois.

Israel Adesanya acerta uma joelhada em Robert Whittaker no UFC 271 — Foto: Getty Images

Israel Adesanya acerta uma joelhada em Robert Whittaker no UFC 271 — Foto: Getty Images

Whittaker voltou para o segundo round mais agressivo, buscado o ataque e correndo mais riscos na luta. Após conectar dois golpes sem contundência em Adesanya, e errar um chute alto, o australiano viu o campeão se expor, e aproveitou para aplicar mais dois golpes antes de conseguir uma queda. Adesanya levantou-se rapidamente, mas não se livrou do desafiante, que o travou junto à grade. A luta se manteve equilibrada até o intervalo.

Robert Whittaker conseguiu atacar Israel Adesanya no UFC 271 — Foto: Getty Images

Robert Whittaker conseguiu atacar Israel Adesanya no UFC 271 — Foto: Getty Images

O combate ganhou em movimentação no terceiro round. Whittaker manteve a postura agressiva, conectando mais golpes em Adesanya. O campeão também atacava, mas não com a mesma eficiência das lutas anteriores. O australiano aproveitou um chute alto do nigeriano para pegar a sua perna e derrubá-lo. O campeão ergue-se com dificuldade e voltou a lutar no cento do octógono, aplicando chutes nas pernas do rival antes do intervalo.

A disputa recomeçou no mesmo ritmo do fim do round anterior, mas Whittaker conseguiu uma nova derrubada no começou do round, mochilando Adesanya em seguida e tentando encaixar um mata-leão. O nigeriano conseguiu livrar-se do desafiante, que passou a distribuir jabs. O campeão apostava em chutes altos e nas pernas para minar o rival.

O quinto round começou no mesmo ritmo do round anterior. Whittaker incomodava o campeão com jabs, e Adesanya insistia nos chutes nas pernas. Na metade do round, o australiano tentou mais uma queda, mas o nigeriano novamente levantou-se rapidamente. A luta ficou travada na grade no minuto final, após o campeão defender duas tentativas de queda do desafiante.