Ucraniano campeão mundial de judô posta foto com arma: “Vou até o fim”

39

Campeão mundial em 2009 e tricampeão europeu da modalidade, Georgii Zantaraia afirmou estar em Kiev para lutar contra a invasão russa

O judoca ucraniano Georgii Zantaraia foi às redes sociais mostrar que se juntou aos compatriotas na luta contra a invasão russa em seu país. O atleta postou a foto de uma metralhadora AK-47 dizendo estar em Kiev.

“Estou em Kiev e vou até o fim”, escreveu o lutador.

Campeão mundial de judô na categoria até 60kg, em 2009, Georgii competiu no mundial do Rio de Janeiro, em 2013, quando ficou com o bronze. Além disso, conquistou três vezes o título europeu (2011, 2017, 2019), seis medalhas em mundiais e participou de três Olimpíadas (Londres, Rio e Tóquio).

Zantaraia começou a carreira na categoria até 60kg, mas nas últimas temporadas competiu na faixa acima, com limite de até 66kg. Em janeiro, encerrou a carreira e fundou uma escola para ensinar o esporte para crianças na Ucrânia.

Além de tutor, Georgii Zantaraia se candidatou à câmara municipal de Kiev em 2020 no partida “Servidor do Povo”, grupo de centro na política local. Na madrugada da última quinta-feira, o presidente russo Vladimir Putin invadiu a Ucrânia com suas tropas em retaliação à tentativa do país de entrar para OTAN.

Apesar das sanções econômicas dos Estados Unidos e da União Europeia, a Rússia segue avançando em território ucraniano enquanto as negociações pela paz seguem estagnadas, especialmente por conta do local onde a reunião vai acontecer. Putin quer se reunir em Belarus e o presidente ucraniano exige que seja em local neutro.

Fonte: ge