A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, nesta terça (28) e quarta-feira, (29), o ‘Treinamento do Censo Escolar 2024 – Matrícula Inicial’. O evento, organizado por meio da Gerência de Informação Educacional (Geie) acontece no Auditório da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Francisco dos Santos, em Ji-Paraná, e é destinado aos coordenadores do Censo Escolar das coordenadorias regionais de educação (CREs) e das secretarias municipais.

O treinamento vai abordar as atividades do levantamento da matrícula inicial da educação básica para o ano letivo de 2024. Entre os tópicos, estão as alterações nos campos dos formulários, novos conceitos, relatórios e funcionalidades do Sistema Educacenso. O período de coleta de dados para a matrícula inicial começa em 29 de maio de 2024, e se estende por aproximadamente 60 dias, incluindo os processos de digitação e exportação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o treinamento é fundamental para garantir a precisão dos dados coletados, que são essenciais para o planejamento e a implementação de políticas públicas eficazes na educação.

A coordenadora de Acompanhamento e Informação Educacional, Izis Cubia, reforçou a relevância do evento: “Orientar os técnicos adequadamente é importante para assegurar que todos os dados necessários sejam corretamente coletados e analisados, a fim de permitir um melhor entendimento da situação educacional em no estado”, pontuou.

CENSO ESCOLAR

O Censo Escolar, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é a principal pesquisa estatística da educação básica no Brasil, realizada em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O Censo abrange diversas etapas e modalidades da educação básica, incluindo o ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.

Os dados coletados pelo Censo Escolar são essenciais para o repasse de recursos do governo federal e ao planejamento e divulgação de avaliações realizadas pelo Inep. Além disso, permitem acompanhar a efetividade das políticas públicas e monitorar o desenvolvimento da educação brasileira através de indicadores, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), taxas de rendimento e fluxo escolar, e distorção idade-série; todos fundamentais às metas do Plano Nacional da Educação (PNE).