Sessão Solene homenageia personalidades de Cacoal e região

74

Homenagem proposta pelo Cirone Deiró foi marcada pela entrega de Votos de Louvor, Medalhas de Mérito Legislativo e Títulos Honoríficos de Cidadão do Estado de Rondônia

A Assembleia Legislativa de Rondônia realizou na noite desta sexta-feira, 20, Sessão Solene no município de Cacoal, para entrega de entrega de Votos de Louvor, Medalhas de Mérito Legislativo e Títulos Honoríficos de Cidadão do Estado de Rondônia, como reconhecimento aos bons trabalhos prestados à população e ao desenvolvimento da comunidade.

A proposta de homenagem foi do Deputado Estadual Cirone Deiró (União Brasil) e aprovada por unanimidade pelo plenário do legislativo estadual. O evento aconteceu no auditório da Faculdade Unesc e contou com a presença dos homenageados, lideranças políticas, familiares, convidados e população em geral.

“Homenagear os pioneiros, profissionais liberais, empreendedores, agricultores, cafeicultores, professores, servidores públicos, empresários e instituições que contribuíram com o desenvolvimento dos municípios, é reconhecer o protagonismo de cada rondoniense na construção de um estado próspero e acolhedor”, disse o deputado Cirone, na abertura da solenidade.

Filho de pioneiros que chegaram em Rondônia, ainda na década de 70, o deputado Cirone Deiró cresceu em meio as adversidades que seus pais e todos os colonizadores enfrentaram no início da criação do Estado de Rondônia. Cirone lembrou que a BR 364 ainda não tinha asfalto, e que os constantes atoleiros dificultavam em muito a chegada de alimentos aos povoados que começaram a surgir ao longo da BR 364, localidade onde mais tarde foram elevados a condição de municípios.

Solenidade

A mesa de honra foi composta pelo Deputado Cirone Deiró, Moura, Secretário da Casa Civil de Cacoal e Região, Cássio Gois, vice-prefeito de Cacoal, comandante do 4 BPM Major João Mattos, Major BM Barreto, comandante do 4 BM de Cacoal, Zivan Almeida, vereador de Cacoal.  Ao abrir a solenidade, o Deputado Cirone lembrou que evento semelhante foi realizado em Cacoal no início da atual legislatura e que em função da Pandemia, não pode ser realizado nos anos subsequentes, mas que felizmente, no momento

O vice-presidente da Câmara, Zivan Almeida, representando o legislativo estadual, parabenizou A Assembleia Legislativa pelo evento, em especial o Deputado Cirone pela propositura. “Mais uma vez o senhor está homenageando as pessoas que aqui chegaram e junto com a sua família conseguiram promover o desenvolvimento de Cacoal e de Rondônia. Me sinto honrado em participar desse evento, que reconhece o trabalho de quem realmente merece. Parabéns deputado Cirone e parabéns à Assembleia Legislativa que transferiu a Sede do Legislativo Estadual de Cacoal para a realização dessa Sessão Solene ”, disse.

Falando em nome do Corpo de Bombeiros, o Major BM Barreto disse se tratar de um momento de satisfação e alegria pelo reconhecimento do Estado a pessoas e instituições pelo trabalho realizado em prol da população em toda a região. “Nós do Corpo de Bombeiros nos sentimos honrados e gratos pelo reconhecimento ao nosso trabalho. Estamos e estaremos sempre prontos para atender à nossa população, com quem dividimos essa homenagem, pois nosso trabalho é sempre feito em prol da comunidade de Cacoal, da região e de toda Rondônia”, agradeceu.

Representando a Polícia Militar, o comandante do batalhão local Major PM Mattos destacou que Cacoal se trata de uma das regiões mais seguras do Estado e que isso é resultado de muito trabalho, de muita atuação parlamentar e do executivo. “O trabalho da Polícia não se faz de forma isolada, se faz através de parceria, de estrutura. É um conjunto de fatores que tem como principal elemento a sociedade, que educa, que ensina, que participa e que sempre que precisa chama a Polícia Militar, pois sabe que pode contar com toda a corporação. Obrigado Deputado Cirone, obrigado a todos os deputados pelo reconhecimento, pela homenagem.

O vice-prefeito Cássio Góis agradeceu o convite, deu boas vindas aos presentes e destacou o trabalho desenvolvido para identificar as personalidades que receberiam as homenagens. “Estamos muito orgulhosos em participar desse evento que reconhece o trabalho, a história dos nossos pioneiros, do povo que fez Cacoal e promove o desenvolvimento do nosso município de Cacoal.”

Representando o governo do Estado na solenidade, o Secretário regional Moura trouxe aos participantes as felicitações do governador Marcos Rocha e disse estar feliz em participar do evento. “Quero parabenizar o Deputado Cirone pela atuação, pela coragem, pelo seu mandato participativo em prol de Cacoal e de toda a região. Parceiro do governo do estado que traz conquistas e investimentos que ajudam no crescimento do nosso município”, disse o secretário, destacando a importância de reconhecer o trabalho dos pioneiros, daqueles que fizeram e que fazem a história de Cacoal.

De acordo com o deputado Cirone Deiró, a iniciativa busca auxiliar com o processo de construção da memória coletiva sobre a relevante contribuição dos homenageados para o estado que temos hoje. “Dos rostos cansados e muitas vezes ocultos, esquecidos em sua grandiosidade discreta, de mãos ágeis e calejadas foram os desconhecidos pioneiros e pioneiras que construíram a trajetória de um estado que se destaca pela capacidade empreendedora de sua gente.

Encerrando as manifestações dos participantes da Tribuna de honra, o Deputado Cirone destacou a sua trajetória de trabalho desde que chegou em Rondônia e destacou que ela se confunde com a história da maioria dos pioneiros, com muito trabalho e dedicação. Destacou a sua atuação política como representante do povo de Cacoal e da região.

“Essa homenagem é o reconhecimento a esses homens e mulheres que com sua determinação e trabalho consolidaram o progresso e desenvolvimento do nosso estado. As conquistas e realizações de hoje, se devem a todos que trabalharam de forma incansável.  Nosso presente foi escrito por esses pioneiros. Rondônia somos todos nós. Quando fazemos uma homenagem dessa é para reconhecer. Tenho o prazer de afirmar que a minha história, a história da minha família se confunde com a história de cada um de vocês. Famílias que vieram de diversos estados do Brasil que fizeram uma história de lula, de perseverança, de luta. O Estado que não tem história, não tem futuro e a  nossa história, a história do povo de Cacoal e região é uma história bonita, que com certeza nos garante um futuro cada vez mais brilhante”, pontuou.

Ainda segundo o Deputado é muito importante valorizar a memória, para não ficar apenas nas lembranças das pessoas, mas tanto quanto no resultado e nas marcas que esses rondonienses deixaram ao longo do tempo em suas mais diversas atividades profissionais. “Aqueles que chegaram na década de 70 não se amedrontavam com o isolamento, com a ferocidade da fauna, com os atoleiros e com a insalubridade do ambiente. Mesmo diante de tantos desafios, todos estavam motivados pela grandiosa obra a ser construída. A realização do sonho de cada família dos pioneiros foi que nos trouxe até aqui. Que o exemplo desses pioneiros e pioneiras continuem inspirando as próximas gerações’, finalizou.

VOTOS DE LOUVOR  TODAS  EDIÇÕES DO  CONCAFÉ – CACOAL

LUGAR 1°. CONCAFÉ  – 2016
1º  LUGAR ARNELEI SÉRGIO KALK – MUNICÍPIO DE CACOAL
2º LUGAR JORDY DE SOUZA CASTELLUBERMUNICÍPIO DE ALVORADA D’OESTE
3° LUGAR MARCELO BRAUN –MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS
SUSTENTABILIDADE NILTON MARQUES DE LIMA –MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECÍS
LUGAR 2º. CONCAFÉ  – 2017
1º  LUGAR TIAGO NOVAES DUARTE  – MUNICÍPIO DE CACOAL
2º LUGAR NILTON MARQUES DE LIMA -MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DOS PARECIS
3° LUGAR ANDRÉ KALK –  MUNICÍPIO DE CACOAL
SUSTENTABILIDADE RONALDO  DA SILVA BENTO-MUNICIPIO DE CACOAL
LUGAR 3°. CONCAFÉ  – 2018
1º  LUGAR DIONE MENDES BENTO– MUNICÍPIO DE CACOAL
2º LUGAR VALDIR FERREIRA ARUÁ MUNICÍPIO DE ALTA FLORESTA D ‘OESTE
3° LUGAR JOSÉ LUIZ PEZZIN  – MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA D’ OESTE
SUSTENTABILIDADE RONALDO DA SILVA BENTO MUNICÍPIO DE CACOAL
LUGAR 4º.  CONCAFÉ  – 2019
1º  LUGAR POLIANA PERRUT DE LIMA- MUNICÍPIO NOVO HORIZONTE D’OESTE
2º LUGAR DIONE MENDES BENTO-MUNICÍPIO CACOAL
3° LUGAR WILSON NAKODAH SURUÍ –  MUNICÍPIO DE CACOAL
SUSTENTABILIDADE RONALDO  DA SILVA BENTO-MUNICIPIO DE CACOAL
LUGAR 5°   CONCAFÉ  – 2020
1º  LUGAR LUCIANA FRANKLIN-MUNICIPIO DE NOVO HORIZONTE D’OESTE
2º LUGAR MARIA APARECIDA CANTUARIO MUNICÍPIO DE VILHENA
3° LUGAR TAWÃN ARUÁ- MUNICIPIO DE ALTA FLORESTA D’OESTE
4º LUGAR ISMAEL LOURENÇO MARQUES-MUNIIPIO DE ALTA FLORESTA D’OESTE
SUSTENTABILIDADE RONALDO DA SILVA BENTO- MUNICIPIO DE CACOAL
LUGAR 6º  CONCAFÉ  – 2021
1ºLUGAR RONI HEL-MUNICIPIO DE NOVO HORIZONTE D’OESTE
2º LUGAR VALDIR FERREIRA ARUÁ- MUNICIPIO DE ALTA FLORESTA D’OESTE
3°LUGAR JOÃO ALVEZ LUZ- MUNICÍPIO DE CACOAL
4° LUGAR ONOFRE TEIXEIRA-MUNICÍPIO NOVO HORIZONTE
5º LUGAR RONALDO DA SILVA BENTO-MUNICÍPIO DE CACOAL
6° LUGAR ALESSANDRA INÁCIO LOPES FREZ-MUNICÍPIO DE NOVO HORIZONTE D’OESTE
7° LUGAR ALDIR ZIMERMAN SCHIMITZ-MUNICÍPIO DE CACOAL

VOTO DE LOUVOR

PRODUTORES DE CAFÉ – CONCURSO COFFEE OF THE YEAR – 2021

LUGAR NOME MODALIDADE CIDADE
     1º POLIANA PERRUT DE LIMA CANEFORA FERMENTAÇÃO INDUZIDA NOVO HORIZONTE
ALESSANDRA INÁCIO LOPES FREZ CANEFORA FERMENTAÇÃO INDUZIDA NOVO HORIZONTE
GEANDESON GAMBARTE VIREIRA CANEFORA FERMENTAÇÃO INDUZIDA NOVO HORIZONTE
DEIGSON MENDES BENTO CANÉFORA CACOAL /RO
DIONES MENDES BENTO CANÉFORA CACOAL /RO

VOTO DE LOUVOR INSTITUTO FEDERAL DE CACOAL – IFRO

NOME CIDADE
RODOLFO GUSTAVO TEIXEIRA RIBAS CACOAL
FERNANDO HENRIQUE  SILVA SANTOS CACOAL /RO
GILVANE LIMA SOBRINHA GOMES CACOAL /RO
ALINE GOMES LOPES PINHEIRO CACOAL /RO

VOTO DE LOUVOR COOPERATIVAS DE CRÉDITO

AGRACIADOS   CIDADE
SICRED UNIVALE CACOAL
SICOOB CENTRAL RONDON CACOAL
SICOOB CREDISUL VILHENA
SICOOB CREDIP PIMENTA BUENO
CREDSIS JI PARANÁ
CRESOL CACOAL
SICOOB FRONTEIRAS CACOAL

VOTO DE LOUVOR A EMPRESAS

AGRACIADOS  CIDADE
BOA SAFRA COMÉRCIO DE REPRESENTAÇÕES LTDA CACOAL

VOTOS DE TÉCNICOS DA ABDI

AGRACIADOS  CIDADE
ANTÔNIO CARLOS TAFURI BRASILIA
LUIZ AUGUSTO DE SOUZA FERREIRA BRASÍLIA
ROBERTO SAMPAIO PEDREIRA BRASÍLIA
AGUINALDO JOSÉ DE LIMA           (ABICS) BRASÍLIA
IGOR NOGUEIRA CALBET BRASÍLIA

VOTOS DE LOUVOR A PERSONALIDES DIVERSAS

COORDENADORIA REGIAL DE EDUCAÇÃO – CRE

AGRACIADOS  INSTITUÇÃO
SENHOR SEVERINO BERTINO NETO CRE – CACOAL
SENHOR JOSE MAURICIO DE CARVALHO CRE – SÃO FRANCISCO, SÃO MIGUEL E SERIGUEIRAS
SENHORA RITA DEGAN CRE – ROLIM DE MOURA
SENHORA NADIR FERNANDES COSTA CRE – ALTA FLORESTA
SENHORA ELIANE CRISTINA FARIA CRE – PIMENTA BUENO
SENHORA ROSANGELA APARECIDA MARUN CANDIDO CRE – JI-PARANA
SENHOR ADJALMA ROCHA DE SOUZA CRE- ESPIGÃO D’OESTE
SENHORA MARIA DE FATIMA OLIVEIRA ALVES CRE- VILHENA, COLORADO D’OESTE E CHUPINGUAIA
SENHORA MARLENE RIBEIRO DE SOUZA CRE -CEREJEIRAS, CORUMBIARA, PIMENTEIRAS, CABIXI E DISTRITOS DE RONDÔNIA

VOTOS DE LOUVOR A PERSONALIDES DIVERSAS

ALUSÃO AOS 42 ANOS DE INSTALAÇÃO DE CACOAL

AGRACIADOS  INSTITUÇÃO
DAMIXARAH TINTIN SURUÍ CAFEICULTOURA
LIONS CLUB CAPITAL DE CAFÉ LIONS
CÂMARA DE DIRIGENTES LOJISTAS CDL
PASTORAL DA CRIANÇA IGREJA CATOLICA
ASSOCIAÇÃO ESDADUAL A SAUDE SÃO DANIEL COMBONI – ASSDACO HOSPITAL SÃO DANIEL COMBONI
ABIC – ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTES DOS IDOSOS ASSOCIAÇÃO
CEMADERON CONVENÇÃO ESTADUAL DOS MINISTROS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
PASTOR NELSON LUCHTENBERG PASTOR PRES. DA CONVENÇÃO ESTADUAL DOS MINISTROS DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS
SENHOR REINALDO SUSSUMO AIBARA EMPRESÁRIO
PROFESSOR ALONE JOSÉ GAMA DE BRITO PRESIDENTE DA TORCIDA DA UNIÃO CACOALENSE
DR. FRANCISCO ADVOGADO
SENHOR JOÃO RAUPP DE MATOS EMPRESARIO
SENHOR VALDIR RODRIGUES JORGE EMPRESARIO
EXMA. DRA. ELISANGELA FROTA ARAUJO REIS JUIZA DA SEGUNDA VARA CÍVEL
DRA. ANITA MAGDELAINE PEREZ BELEM JUIZA ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL
DR. IVENS DOS REIS FERNANDES JUIZ DA SEGUNDA VARA CRIMINAL
DR. ROGÉRIO MONTAI DE LIMA JUIZ DA PRIMEIRA VARA CRIMINAL
DR. DIOGO BOGHOSSIAN SOARAES DA ROCHA PROMOTOR DE JUSTIÇA
SENHOR DIVINO CARDOSO CAMPOS EMPRESARIO
SENHOR WESLEY GAMA TECNICO EM AGROPECUARIA DA EMATER
2º VARA CÍVIL FORUM MINISTRO JOSÉ AMERICO DE ALMEIDA

VOTOS DE LOUVOR A PERSONALIDES DIVERSAS

AGRACIADOS  INSTITUÇÃO
RADIO RONDÔNIA 1470 RADIO
RADIO MASSA FM 90.3 RADIO
RADIO ANTENA HITS 96.5 RADIO
JOSÉ ERISVALDO DOS SANTOS SOUSA GAZETA DE RONDÔNIA

MEDALHAS DO MÉRITO LEGISLATIVO

HOMENAGEADOS CIDADE
01 Dr.  DAVYS  SLEMAN  DE  NEGREIROS  – IFRO – INSTITUTO FEDERAL DE RONDONIA CACOAL
02 Drª. JULINDA DA SILVA – Advogada CACOAL
03 Dr. DIÓGENES NUNES DE ALMEIDA NETO – Advogado CACOAL
04 Drª. CARINY BALEEIRO TADIOTTO CIELO – Advogada CACOAL
05  EXMO. SR.  DR. MÁRIO JOSÉ MILANI E SILVA – JUIZ DE DIREITO
06 PROFESSOR ISMAEL CURY (IN MEMORAM) REPRESENTADO PELO NETO ALEXANDRE CURY
07 SENHOR DIVINO CARDOSO CAMPOS CACOAL
08 JONAL TRIBUNA POPULAR ADAIR ANTONIO PERIN

TÍTULO HONORÍFICO DE CIDADÃO DO ESTADO DE RONDÔNIA

 DR. MÁRIO JOSÉ MILANI E SILVA – JUIZ DE DIREITO

MEDALHAS DO MÉRITO LEGISTATIVO AOS BOMBEIROS MILITARES DO MUNICÍPIO DE CACOAL

PATENTE AGRACIADOS MUNICÍPIO
1º SGT BM CAMILO SANTOS CACOAL
2º SGT BM ALAN RODRIGUES DO NASCIMENTO CACOAL
2º SGT BM MESSIAS DE ALMEIDA SILVA CACOAL

MEDALHAS DO MÉRITO LEGISTATIVO AOS POLICIAIS  MILITARES  DO MUNICÍPIO DE CACOAL

PATENTE AGRACIADOS MUNICÍPIO
2º SGT PM ANDERSON MARCOS VIEIRA CACOAL
2º SGT PM EDSON VIEIRA DA SILVA CACOAL
3º SGT PM BONIFÁCIO ERMITA JÚNIOR CACOAL
3º SGT PM RENAN PEREIRA DE CARVALHO CACOAL
AL SGT PM HOQUEIDES VAGO CACOAL
CB PM DANIEL RODRIGUES BRAGA CACOAL
CB PM MAXWELL FERNANDO CARVALHO ARAÚJO CACOAL

Texto Jocenir Sérgio Santanna

Foto: Assessoria