Segundo o senador, há distritos que ainda não possuem nem mesmo o 3G, porém suas populações usuárias merecem telefonia de qualidade
A telefonia 5G, que já chegou à Amazônia Brasileira, também deverá beneficiar distritos rondonienses. O assunto foi tratado sexta-feira, 11, pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO) em audiência com o presidente da Anatel, Carlos Manuel Baigorri.
Segundo o senador, há distritos que ainda não possuem nem mesmo o 3G, porém suas populações usuárias merecem telefonia de qualidade.
Com o 3G, por exemplo, era possível enviar mensagens usando a internet pelo celular. O 4G permitiu baixar serviços de streaming e assistir vídeo de qualquer lugar que tivesse sinal. Já com o 5G é possível ter mais velocidade de internet e conectar muitos objetos à rede ao mesmo tempo. Entre os objetos: coleiras de animais de estimação, drones, relógios e até carros que andam sozinhos, sem motorista.
Inicialmente, Confúcio levou à Anatel um projeto piloto para Extrema, a 329 quilômetros da Capital; Nova Estrela, no interior de Rolim de Moura, a 506 km; e Triunfo, no interior de Candeias do Jamari, a 195 km.
“O projeto é apoiado pelo prefeito de Candeias, Valteir Queiroz; Samuel e a vila já estão contemplados no cronograma de execução do leilão, mas Triunfo, que vem crescendo, ainda está fora. Essas localidades, junto com Extrema e Nova Estrela configuram uma experiência nova em Rondônia”, assinalou o senador.
Conforme ficou tratado com a Anatel, na sequência do projeto piloto deverá ocorrer a expansão para os demais distritos.