Semed forma assistentes de alfabetização para atuar nas escolas de Vilhena

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Programa oferece capacitação pedagógica, valorização profissional e acompanhamento individualizado para os estudantes

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Vilhena está capacitando novos profissionais da alfabetização para atuar nas escolas da rede pública. As 21 acadêmicas de Pedagogia participam da atividade, integrante do Programa Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é melhorar a qualidade da alfabetização em quatro etapas, das quais a formação que está sendo realizada no município é a primeira.

De acordo com a Coordenadora do Departamento Pedagógico, Deusodete Rita Aimi, as estagiárias passam, em média, uma hora em cada sala de aula durante o treinamento, cumprindo carga horária semanal de cinco horas por turma para se familiarizar com o ambiente estudantil. “A maioria delas visa o ganho de experiência, pois, como acadêmicas, elas veem muito da teoria, mas não vivenciam essa experiência de passar um período junto com as crianças. Esse programa irá orientá-las para o que for necessário ao trabalho com as crianças”, acrescentou a coordenadora.

O programa é dividido em quatro etapas: Formação Continuada, Apoio Pedagógico e Gerencial para a Alfabetização, Aprimoramento das Avaliações da Alfabetização, e, por fim, a Valorização dos Profissionais. Em reunião na última semana, as assistentes de sala, que atuam como estagiárias voluntárias nas turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, puderam trocar experiências numa roda de conversa. Elas também receberam orientações da coordenação local e participaram de dinâmicas em grupo. Novo encontro está marcado para 12 de abril.

RECURSOS – As assistentes ganham incentivo por meio de uma bolsa de R$ 300 para custear despesas de transporte e alimentação. Por meio do Programa Dinheiro da Escola (PDDE), chegam também recursos para a administração das turmas e a aquisição de materiais didáticos de preparação para a alfabetização.

INVESTIMENTO FEDERAL – Segundo o Ministério da Educação, já foram repassados a todos os estados integrantes do programa R$ 183 milhões por meio do PDDE Emergencial, em 2020, o mesmo montante que foi empregado pelo Governo Federal, no ano passado.

Vilhena é um dos 47 municípios, do total de 52, que providenciaram adesão ao Tempo de Aprender. O programa está presente em 86% das Unidades Federativas, com mais de 207 mil professores formados, num total de 4.832 adesões.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de analfabetos na cidade está reduzindo, principalmente entre os mais novos. No censo de 2000, dentre toda a população, 9,6% era analfabeta. Já entre os jovens de 15 a 24 anos o índice era de 1,7%. O censo posterior, de 2010, registrou queda do número para 6,1% na população em geral e 1% entre os jovens. Dados do censo deste ano devem revelar o cenário atual.

Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp da Prefeitura, 3919-7081.