SÃO FELIPE – Ação externa de coleta de sangue promovida pela Fhemeron acorre no município

50

Doação de sangue poderá ser feita sexta-feira, 18 e sábado, 19 na Câmara Municipal de Vereadores

Nos dias 18 e 19 de fevereiro será realiza no município de São Felipe do Oeste, na Região do Café, mais uma ação externa de coleta sangue desenvolvida pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado (Fhemeron). O objetivo é reforçar o estoque de bolsas de sangue, que está baixo em todo o Estado.

Em São Felipe, a ação será coordenada em conjunto com o Hemocentro de Cacoal. A coleta externa acontece na Câmara Municipal de Vereadores.  No primeiro dia da ação de coleta externa no município, as doações poderão ser feitas entre às 14 horas e 19 horas. Já no sábado o horário é das 7h30 às 16 horas.

Devido as ações ocorrerem São Felipe d´Oeste na sexta-feira, 18, não será possível ser realizada doação no Hemocentro de Cacoal, conforme destacou o diretor da unidade Fernando Nogueira.

“Nossa equipe estará envolvida na coleta externa, por isso pedimos aos que planejavam fazer a doação em Cacoal na sexta, que procure o Hemocentro nos demais dias desta semana. Apesar de não haver procedimento de coleta, os demais serviços continuarão sendo oferecidos, como entrega de exames, procedimentos de sangria, infusão de fator 8 aos pacientes hemofílicos. Ou seja, o hemocentro estará aberto, com os demais serviços sendo oferecidos normalmente”, explicou.

Segundo a enfermeira do Hemocentro de Cacoal, Gisele Hidalgo, em todo o Estado a Fhemeron tem buscado estratégias para incentivar a doação. “Nossos estoques sempre foram bem ajustados no que se refere à quantidade de bolsas de sangue. Nunca temos sangue sobrando e desta vez a situação é muito crítica. Por isso as unidades de coleta de todo o Estado tem equipes que traçam estratégias para captar doadores, que vão desde a divulgação na mídia e redes sociais, parcerias com empresas, trote solidário junto aos universitários e até mesmo ligações telefônicas convidando doadores”, destaca.

Em Cacoal, visando ampliar o atendimento ao público, o Hemocentro estendeu o período de coleta, que antes era realizado apenas pela manhã. Agora, nas quartas-feiras, também é possível fazer a doação no horário vespertino, até às 17 horas.

DOAÇÃO DE SANGUE E COVID-19

Segundo Nota Técnica do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), dez dias após recuperado da covid-19, os candidatos à doação de sangue já estão novamente aptos para doar.

Assim como as pessoas assintomáticas, com diagnóstico positivo para Sars-CoV-2, que também são considerados inaptos por 10 dias.

Já aqueles que tiveram contato com uma pessoa que testou positivo para covid-19, devem esperar por sete dias, contados a partir do último dia de contato com a pessoa, para então fazer a doação.

REQUISITOS PARA DOAR SANGUE

Estar em boas condições de saúde;