Santa Luzia do Oeste – Programa “Plante Mais” distribui mudas de café e cacau para agricultores

52
Modelo para foto 1000 x 625

Através do Programa “Plante Mais”, o Governo tem distribuído mudas melhoradas de café e de cacau

Com a economia centrada no desenvolvimento da agricultura e da pecuária, o município de Santa Luzia d’Oeste já teve grande destaque na produção de grãos no Estado de Rondônia. A qualidade do solo de média e alta fertilidade foi uma grande alavanca que levou o município à categoria de potencial produtor agrícola. Com a chegada do Programa “Plante Mais”, do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), o município retoma uma de suas principais potencialidades, apostando no cultivo do café e do cacau.

través do Programa “Plante Mais”, o Governo tem distribuído mudas melhoradas de café e de cacau, em forma de clones, ou seja, são plantas cruzadas visando o desenvolvimento de mudas de melhor qualidade e de maior adaptabilidade para determinada região. Com isso, o café clonal e o cacau clonal estão se adaptando melhor à realidade de Rondônia e produzindo frutos de qualidade já reconhecida no país.

Mudas melhoradas de café e de cacau estão sendo distribuídas em vários municípios

Os produtores familiares de Santa Luzia d’Oeste cadastrados no programa e assistidos pela Emater foram contemplados com o recebimento dessas mudas e deverão receber, no total, 102.500 mudas de café clonal e 15 mil mudas de cacau. Nesta semana, foram entregues as primeiras cinco mil mudas de café clonal, beneficiando os produtores rurais Edson Alves, da linha 45/176, Km 01, e Edirson Xavier Bezerra, da linha 180, Km 11.

Assim como nos demais municípios, cada produtor foi beneficiado com 2.500 mudas. A meta do Governo é implementar as lavouras cafeeira e cacaueira do Estado, distribuindo 5,3 milhões de mudas de café clonal e 600 mil mudas de cacau clonal, iniciando assim, uma nova fase produtiva, com produtos de qualidade e de competitividade comercial.