Um dado apresentado pelo Anuário da Violência alertou para o número de celulares furtados ou roubados dentro do estado de Rondônia no ano de 2022, ao total 5.579 aparelhos foram subtraídos de seus donos rondonienses, isso de acordo com os números absolutos dos registros de ocorrência policial.

Desde o início de 2023, as forças de segurança do estado de Rondônia vêm atuando no combate ao furto e roubo de aparelho celulares, porém um dos grandes problemas encontrados é a facilidade de repasse desses telefones para receptadores ávidos por lucro fácil garantido.

Em comparação ao ano de 2021, o aumento do furto e roubo de celulares foi de mais de mil aparelhos. Durante todo o ano de 2021, mesmo com a pandemia em curso, foram 4.593 registros de furto ou roubo de celulares em todo o Estado.

Com os aparelhos ficando cada vez mais valiosos, é necessário que o cidadão tome precauções, não deixando seu telefone exposto e evitando frequentar locais que registrem altos índices de furto ou roubo.

Um Projeto de Lei de autoria do deputado federal rondoniense Thiago Flores (MDB) tramita no Congresso Nacional e visa o endurecimento das penalidades previstas para o roubo de celulares no Brasil.