ROLIM DE MOURA – Município realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF na próxima terça-feira 

84
Nesta edição do Selo UNICEF, o município planeja e discute com a sociedade as ações que serão desenvolvidas na iniciativa
Após o prefeito Aldo Júlio e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA) João Márcio de Oliveira Rodrigues, realizarem a adesão ao Selo UNICEF no ano de 2021, Rolim de Moura (RO) avança rumo à certificação com a realização do 1º Fórum Comunitário. A capital da Zona da Mata, é um dos 52 municípios de Rondônia que aderiram à edição 2021-2024 da iniciativa. O evento ocorrerá no próximo dia 22 de fevereiro de 2022, à partir das 08h00, no auditório Câmara Municipal de Vereadores.

Para Fabiana Corrêa, Articuladora do Selo Unicef no município, este é um momento de construção coletiva e no planejamento de políticas públicas que possam tornar mais digna a vida de cada menino e de cada menina, marcando o compromisso da gestão com o município. “O 1º Fórum Comunitário é o marco inicial do município na certificação do Selo, nesse dia iremos expor e planejar as ações de acordo com a nossa realidade local, por meio da linha de base da edição anterior, vamos trabalhar os pontos fortes e melhorar os fracos, contando especialmente com a abertura do espaço para a participação cidadã de adolescentes, jovens, adultos e outras instituições”. Declara.

Para garantir a participação popular no evento, a comissão intersetorial do Selo UNICEF convidou representantes de diversos setores da gestão e da sociedade civil. Os protocolos de segurança para prevenção à covid-19 serão respeitados. A articuladora está muito otimista e faz boas projeções para o Selo UNICEF no município e no Estado. “Nós estamos muito felizes em realizar o evento e nos colocamos à disposição dos demais municípios para compartilharmos experiência, inclusive, teremos participação de cidades vizinhas confirmadas”.

Suporte técnico

A Visão Mundial é a instituição parceira implementadora do Selo UNICEF nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Rondônia. A organização atua na mobilização dos 143 municípios que fizeram a adesão nos 4 estados, oferecendo suporte técnico e acompanhamento especializado para o cumprimento das atividades, metas e prazos.

Segundo Fabiana, o apoio do UNICEF por meio dos aulões virtuais que o município assistiu fielmente, e as reuniões com a instituição implementadora do Selo UNICEF, a Visão Mundial, têm sido fundamentais para que o município consiga se organizar e fazer o 1º Fórum Comunitário ainda em 2021.

 Formação da Comissão intersertorial

A formação da comissão intersetorial é o outro passo essencial para a organização do Fórum Comunitário. Em Rolim de Moura, a Articuladora Fabiana Corrêa, não teve muitas dificuldades porque as secretarias fizeram as indicações de forma rápida e assertiva.

Foram nomeados mobilizadores representantes das Secretarias de Saúde (Luzia Chiodi Carminato), Educação (Maria de Lourdes Saldanha) e da Assistência Social (Paola Gasques). “As secretarias colocaram à disposição do Selo UNICEF os melhores técnicos e o resultado é uma comissão intersetorial fortalecida”, pontua a Articuladora.

Mobilização de adolescentes

Desde o início do ano de 2022, o município tem se organizado com a realização do cadastro de adolescentes na plataforma U-Report e a elaboração do Plano de Participação Cidadã de Adolescentes (PPCA) que será apresentado no 1º Fórum Comunitário.