Embora alguns achem cedo para colocar seus blocos na rua, no entanto os mais precavidos já estão com um olho nas obras e outro nas urnas. Na verdade, só lhes restam este próximo verão para mostrar serviços porque o último ano de gestão se presta normalmente à ajuste da máquina administrativa de qualquer gestão pública. Pensando em tudo isto é que de Norte a Sul, leste a oeste, os alcaides com direito a reeleição para mais (04) anos de mandato já se articulam com afinco, traçando novas estratégias para o pleito vindouro. Aqui no Estado de Rondônia, onde 2/3 dos atuais prefeitos estão propensos a encarar o novo pleito, já se enxerga visivelmente o aparelhamento das máquinas municipais com melhorias de serviços às comunidades.
As pesquisas que não são poucas, que abrangem a grande maioria das unidades municipais já identificam com clareza os avanços, em especial, nos serviços essenciais, a exemplo: a saúde, educação, transporte, etc. O Instituto Data Continental uma das empresas que se faz presente com suas avaliações de gestão públicas, tem mostrado a evolução destas administrações em regiões por onde tem feito suas sondagens, a exemplo, na região banhada pelo Rio Madeira, a sua mais recente empreita que incluiu os municípios de Guajará-mirim, Nova Mamoré, Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste. As tabelas e gráficos mostram um ligeiro crescimento no índice de aprovação popular de três dos quatro municípios abordados pelos agentes pesquisadores.
Depois de dois anos difíceis, somente o município de Nova Mamoré decresceu na avaliação da empresa pesquisadora, os demais, Candeias do Jamari, que teve a maior ascensão, Itapuã e até Guajará-mirim ganharam pontos positivos em 2022. Em entrevista, o mandatário, Walteir Queiroz (UB), do Candeias, se sentiu envaidecido e dividiu com sua equipe este crescimento exponencial de suas conquistas no âmbito da administração pública. Segundo a pesquisa do Data Continental, o nobre Alcaide fechou o mês de fevereiro com 61.7% do IAP, o que significa dizer que a grande maioria dos munícipes candeienses endossam suas ações à frente do executivo.
Por outro lado, o jovem administrador, filho primogênito do saudoso Walter Queiroz, dirigente partidário por épocas em nosso meio, enalteceu o trabalho dos institutos nessas averiguações, segundo ele, serve de desafio e ao mesmo tempo norteiam as gestões em comparativos com outras unidades do Estado. Assim parabenizou estas iniciativas afirmando que elas são sempre gratificantes mesmo quando os resultados não são satisfatórios, concluiu.