Com o objetivo de facilitar os atendimentos aos produtores rurais da região de Rolim de Moura, o Governo de Rondônia participou no período de 7 a 11 de maio, de uma ação de retificação de Cadastros Ambientais Rurais (CAR), por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam). A atividade, organizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), foi desenvolvida pela Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon), e contou com a parceria da Coordenadoria de Monitoramento e Regularização Ambiental Rural (Comrar) e sindicatos dos produtores rurais, mediante o Projeto RetifiCAR. A Regularização ambiental rural é um conjunto de ações estabelecidas no Código Florestal, para garantir o equilíbrio ambiental e produtivo do imóvel rural.
ATENDIMENTOS E SERVIÇOS
A ação ocorreu nos municípios de Castanheiras, Novo Horizonte do Oeste e Rolim de Moura. Durante a iniciativa, mais de 80 atendimentos foram realizados, com diversos serviços prestados, incluindo a elaboração do CAR, atendimento a notificações, esclarecimento de dúvidas sobre pendências no cadastro e retificação dos registros para validação. Os benefícios dos imóveis rurais com o CAR, analisado e aprovado pelo órgão ambiental, incluem o acesso ao crédito rural com melhores condições de financiamento, oportunidade para certificações ambientais, acesso ao mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA).
DESENVOLVIMENTO E PRESERVAÇÃO
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a regularização ambiental dos imóveis rurais fortalece a economia local e assegura a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.
De acordo com o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, a iniciativa reflete o empenho em promover uma gestão ambiental responsável. “Essa ação de retificação do CAR é parte dos esforços para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento e preservação ambiental. “Ao oferecer apoio técnico e facilitar o acesso dos produtores rurais à regularização ambiental, estamos contribuindo para a conservação dos ecossistemas e para o desenvolvimento sustentável da região”, afirmou.
Segundo o coordenador da Comrar, Geovani Marx Rosa, o projeto visa auxiliar os produtores rurais na retificação do CAR, promovendo a regularização ambiental dos imóveis rurais. “O primeiro passo é o CAR, em seguida, é preciso acompanhar a análise pelo órgão estadual competente, neste caso a Sedam, e realizar as retificações necessárias”, pontuou.