Projeto ambiental financiado pelo Ministério Público abre cadastro para participação de agricultores

76

A Ação Ecológica Guaporé, Ecoporé, com apoio do Ministério Público, por meio da direção do Conselho Gestor do Fundo Para Reconstituição de Bens lesados, FRBL, abriu a etapa de cadastros para participação de agricultores e proprietários rurais de Cacoal o Projeto Águas do Pirarara, que vai promover a recuperação de nascentes e beiras de rio na bacia do Rio Pirarara e seu entorno.

A adesão ao projeto é de forma voluntária e  gratuita, mas o número de cadastros é limitado. Pode ser feito pelo telefone  (69) 98486-3001 ou  preenchendo o  formulário: https://bit.ly/3Ienhr1

O Projeto Águas do Pirarara é de autoria Ecoporé, que teve seu fomento financeiro por meio do FRBL, do Ministério Público de Rondônia, com o aval do Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira. O investimento é de R$ 460.800,00 (quatrocentos e sessenta mil e oitocentos reais).

A parceria tem por fim a realização do Projeto  “Águas do Pirarara” bem como a promoção de todas as atividades constantes no respectivo Plano de Trabalho. A  proposta é desenvolver em conjunto com o MPRO, o objeto da parceria, além de prestar informações da execução financeira dessa parceria, permitir a supervisão, fiscalização e avaliação do Ministério Público sobre o Projeto.

O Projeto “Águas do Pirarara”, tem por finalidades, iniciar o processo de recomposição florestal de áreas degradadas e/ou alteradas do curso d’água do Município de Cacoal, Rio Pirarara em Cacoal, prioritariamente na micro bacia do Rio Pirarara. Medida necessária para evitar um colapso na captação e no fornecimento de água nas regiões rural e urbana, garantindo água de qualidade.

O objetivo é a recomposição florestal de 30 (trinta) hectares de Áreas de Proteção Ambiental, APP, e/ou reserva legal e pagamento por serviços ambientais de 50(cinquenta) hectares de áreas de nascentes com vegetação nativa. A fiscalização do projeto conta com o apoio do CAOP Unificado e da Promotoria de Justiça de Cacoal.

DCI – Departamento de Comunicação Integrada