Cacoal se prepara para um marco em seu desenvolvimento sustentável e econômico com a realização da 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável. Agendada para os dias 18 a 22 de março de 2024, a conferência visa ser um fórum de debates e planejamentos estratégicos para impulsionar o crescimento da região de maneira sustentável e integrada
O evento será inaugurado com um painel às 16h do dia 18 de março no Auditório da CDL, focado na “elaboração de projetos e captação de recursos para o desenvolvimento de Cacoal”. Esse painel contará com a presença do Banco BASA e será coordenado pela economista Nayara Fernanda N. Santos, pelo Corecon/RO, e Mauracy Lopes, representando o CRC/RO.
De acordo com Nayara Fernanda, a ideia do encontro com os bancos e as assistências técnicas é promover um bate-papo onde as instituições financeiras vão discutir junto às assistências técnicas as linhas de crédito disponíveis e como se credenciar, de forma a facilitar a chegada dos recursos para o produtor.
“É comum as assistências técnicas reclamarem da morosidade nos trâmites em relação à liberação de recursos e da dificuldade em desenvolver projetos para algumas instituições financeiras por conta de documentação que o produtor acaba não tendo. A ideia do Basa é sentar-se com os bancos, juntamente com outras instituições financeiras, para ouvir as assistências técnicas, entender suas dificuldades, e montar um plano estratégico para facilitar o processo”, afirmou.
Além dos painéis e discussões, a conferência terá a presença marcante de um representante do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos do governo federal. Com um currículo notável, incluindo um doutorado em andamento na UFSCar, mestrado na mesma instituição e especialização em Estado, Governo e Políticas Públicas pela UnB, o representante traz uma vasta experiência em planejamento e avaliação de políticas públicas. Durante os cinco dias do evento, ele representará a ministra Esther Dweck, contribuindo com sua expertise para enriquecer ainda mais as discussões e propostas de desenvolvimento sustentável para Cacoal e região.
Daniela Bianchini, da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT), e o prefeito Adailton Fúria expressaram otimismo quanto ao impacto positivo que a conferência terá no potencial socioeconômico de Cacoal.
Com a expectativa de atrair investimentos e estabelecer parcerias estratégicas, a conferência busca posicionar Cacoal como um destino atraente para investidores e um modelo de desenvolvimento replicável em outras regiões. O prefeito Adailton Fúria destacou a importância do evento, afirmando que “estamos colocando nossa cidade na vanguarda das discussões sobre desenvolvimento sustentável, preparando Cacoal para receber uma onda consistente e sustentada de investimentos.”