Na Policlínica Ana Adelaide foram disponibilizadas 30 senhas para testagem, na parte da manhã, mas vagas esgotaram rapidamente.
Unidades de saúde de Porto Velho amanheceram com várias filas de moradores em busca de testes para a Covid-19, nesta segunda-feira (4).
Na policlínica Ana Adelaide, por exemplo, diariamente são distribuídas 30 senhas de manhã e 30 durante a tarde. No entanto nesta segunda-feira as senhas acabam rapidamente.
Com a senhas esgotadas bem cedo, do lado de fora vários pacientes ficaram sentados na expectativa de conseguirem as senhas da parte da tarde na Ana Adelaide.
A unidade de saúde USF Manoel Amorim de Matos, que também faz o exame para detecção da Covid, também registrou fila durante toda a manhã na zona sul de Porto Velho.
Um morador contou, para a rádio CBN, que está há três dias tentando fazer o teste de coronavírus e não está conseguindo.
“Estou tentando conseguir uma ficha para fazer o teste de Covid. Daqui a pouco a pessoa morre e ninguém consegue fazer esse teste. Em toda a cidade de Porto Velho só tem dois lugares fazendo testes [públicos], e só é distribuído 30 fichas em cada lugar. Tem uma galera no Ana Adelaide querendo fazer e não consegue. É um absurdo ter só 30 senhas por período”, diz o ouvinte da rádio.
Moradores aguardam senha do período da tarde — Foto: Thiago Bastchen/Rede Amazônica
Aumento de casos Covid
A busca por testes da Covid aumentou diante do crescimento de casos da doença. De acordo com boletins da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), na última semana de junho houve um aumento de 46% nos casos da Covid em Rondônia.
Foram 6.149 novos casos detectados ao longo de sete dias, de 26 de junho a 2 de julho. A Agevisa aponta também que Rondônia tem mais de 13 mil casos ativos da doença.