Foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas, e cinco motores bomba utilizados na extração ilegal de cassiterita dentro do Parque.
O Parque Nacional Mapinguari, localizado na divisa entre Rondônia e Amazonas, foi alvo de uma operação da Polícia Federal e Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) para combater a extração ilegal de minério.
A ação foi deflagrada neste início de março, após imagens de satélite registrarem a modificação prejudicial ao meio ambiente decorrente da atividade predatória na área de proteção.
As investigações revelaram que garimpeiros atuavam ilegalmente dentro do Parque Nacional Mapinguari sem qualquer autorização, enquanto outros, com estrutura mais sofisticada e uso de maquinário pesado avaliado em R$ 1 milhão, realizavam a extração de minério ainda na fase de requerimento junto à Agência Nacional de Mineração, o que é proibido por lei.
Durante a operação realizada no interior da reserva foram apreendidas duas escavadeiras hidráulicas, e cinco motores bomba utilizados na extração ilegal de cassiterita dentro do Parque. O maquinário precisou ser inutilizado, sendo o uso do foco necessário neste caso.
Nenhum suspeito do garimpo ilegal foi preso durante a ação policial, pois todos abandonaram o maquinário e fugiram pela área de mata.
Mais de 20 agentes, incluindo policiais federais especializados em operações na selva, servidores do Ibama e da Sesdec participaram da operação, que contou com o apoio de uma aeronave e duas embarcações.
A Polícia Federal, juntamente com os demais órgãos envolvidos, continua na região do Parque Mapinguari para preservar a integridade do meio ambiente, proteger a fauna e a flora, e reprimir ações que ameacem esses recursos naturais com o rigor da lei penal e ambiental.
Acampamento encontrado dentro do Parque Mapinguari — Foto: Reprodução/PF
Maquinário encontrado dentro de parque ambiental em RO — Foto: Reprodução