Pequenos agricultores de Rondônia querem a regularização fundiária

124

Relatos de pequenos agricultores que sonham com a regularização fundiária.

O foco é na disputa por terras no estado. Para conhecer essa realidade de perto a reportagem entrou pela primeira vez em uma área de conflito entre os municípios de Campo Novo de Rondônia e Governador Jorge Teixeira, no Vale do Jamari.

Uma das famílias entrevistadas foi a de seu José Carlos, eles têm várias plantações como de milho, mandioca e banana, mas convivem com o medo.

“TUDO É PRODUZIDO AQUI DENTRO. COMO É QUE BANDIDO PRODUZ? BANDIDO NÃO TRABALHA. NÓS SOMOS GENTE HONESTA, TRABALHADORA. PRECISA DO SUSTENTO PARA NOSSA FAMÍLIA SOBREVIVER”, COMENTA JOSÉ.

O sonho dos pequenos agricultores é a regularização fundiária, para receberem a titulação, como proprietários, das áreas que ocupam.

Mais adiante a equipe de reportagem encontrou a agricultora Bruna Fabíola da Silva que também sofre com medo e receio em viver na região.

“Somos taxados de bandidos, somos taxados de invasores, somos taxados de criminosos e eu não sou criminosa. Vocês podem procurar minha ficha, eu não sou criminosa”, comenta.