Paraguai publica nota de repúdio à declaração de Paulo Guedes de que o país vizinho é o estado brasileiro mais rico

72

Ministério das relações exteriores do país lamentou falas do Ministro da Economia do Brasil. Na nota a chancelaria defendeu a independência e a liberdade.

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai publicou, neste sábado (19) uma nota lamentando fala do Ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes. Na última sexta, no Ceará, ministro falou que “Paraguai virou o estado brasileiro mais rico.”

Na nota, a chancelaria paraguaia disse que a declaração foi pouco adequada à situação.

“O Paraguai é e sempre será uma nação livre, soberana e independente, e em homenagem a quem o defendeu heroicamente ao longo de sua história, essas infelizes expressões não podem ser desprezadas”, diz o pronunciamento.

Declaração polêmica

 

Durante a última sexta-feira, Paulo Guedes disse a jornalistas que o Paraguai havia se tornado um estado brasileiro quando se tratava de impostos e gastos.

“O Paraguai virou praticamente um estado brasileiro com imposto baixo”, disse o ministro brasileiro.

“Se nós tivéssemos impostos baixos, os brasileiros não estavam indo pro Paraguai pra fazer soja, chicote elétrico. Tudo que está sendo feito lá, poderia estar sendo feito aqui e está sendo feito lá porque a gente tem imposto muito alto e o Paraguai inteligentemente baixou os impostos e virou o estado braisleiro mais rico, entre aspas, o que mais cresce”, completou ele.