Vídeos obtidos com exclusividade pela Rede Amazônica, nesta quinta-feira (2), mostram como era a vida dos suspeitos de tráfico de drogas que são investigados pela na Operação Expansão, da Polícia Federal (PF).

Em uma das gravações, cinco homens fazem um ‘storie’ mostrando quatro carros de luxo estacionados na sala de casa, inclusive uma Mercedes-Benz avaliada em cerca de R$ 300 mil.

O suspeito que segura a câmera ainda desdenha e brinca do momento. “Rapaz, na sala de casa. O que é isso aqui meu irmão? É você que cuida disso?”.

Um outro homem responde que sua função é apenas passar a flanela nos veículos de luxo.

A ação, deflagrada nesta quinta, busca desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Ao todo, 106 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Rondônia e em outros oito estados.

Os nomes dos investigados no vídeo não foram divulgados, para não atrapalhar as investigações, ainda em andamento.

Operação Expansão

 

Segundo a PF, dos 106 mandados expedido, nesta quinta-feira foram cumpridos 19 de prisão preventiva, 35 de busca e apreensão e 42 de sequestro de bens.

Carros de luxo na garagem de casa onde traficantes filmaram — Foto: Reprodução

Carros de luxo na garagem de casa onde traficantes filmaram — Foto: Reprodução

Os mandados de sequestro estão relacionados a 12 imóveis, 22 automóveis de luxo e 18 aeronaves.

Segundo a PF, as investigações começaram em 2020. Os agentes descobriram que integrantes da organização criminosa usavam pequenas aeronaves para colocar no Brasil a cocaína vinda da Bolívia, Peru e Colômbia.

A PF diz que, devido ao inquérito policial, os agentes conseguiram “frustrar três remessas de cocaína da organização que estavam sendo transportadas em pequenas aeronaves”.

Foram cerca de 1,3 tonelada de droga apreendida com o grupo investigado e, em uma delas, houve a prisão em flagrante de um indivíduo que usava um avião para levar 579 kg de cocaína. Essa aeronave foi interceptada pela Polícia Federal e Força Aérea Brasileira (FAB) em Porto Velho.

Os mandados judiciais foram cumpridos nesta quinta-feira em várias cidades: Porto Velho, Ariquemes (RO) e Cacoal (RO), Humaitá (AM), Itaituba (PA), Centenário (TO), Teresina (PI), Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT) Pontes e Lacerda (MT), Sapezal (MT), Vila Bela (MT), Macapá (AP), Caconde (SP), Bragança Paulista (SP), Barra Velha (SC) e Ponte Serrada (SC).