Ação tem objetivo de verificar possíveis promoções falsas. Consumidores que se sentirem prejudicados podem fazer denúncias ao órgão.
Uma ação de fiscalização dos comércios está sendo realizada pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) durante este mês de novembro. As ações devem acontecer durante todo o período de Black Friday ou enquanto houver denúncias sobre as promoções.
Segundo o Procon, as fiscalizações têm como objetivo coibir promoções com falsos descontos, com valores iguais e até com preços maiores que os de costume.
A primeira etapa das ações consiste em listar os produtos que entrarão em promoção, assim como os preços praticados durante o mês anterior. Em seguida, comparar os valores para verificar se as promoções divulgadas estão realmente sendo aplicadas.
De acordo com a coordenação do Procon, a intenção da operação é evitar que fraudes sejam cometidas e que o consumidor seja prejudicado de alguma forma. O descumprimento das normas e legislação estabelecidas podem acarretar em aplicação de multas aos estabelecimentos.
Consumidores que se sentirem prejudicados ou forem vítimas de falsas promoções podem entrar em contato com a ouvidoria do Procon pelo site do órgão.