A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 27/06, a Operação Gold Plating em diversas cidades de Rondônia. A ação visa combater desvios de recursos públicos cometidos por uma associação criminosa.

Cerca de 60 policiais federais participaram da operação, que contou com o apoio de outras instituições, como a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. Foram cumpridos mandados de busca em prefeituras, escritórios de contabilidade, empresas e residências.

Os investigados responderão por diversos crimes, como associação criminosa, peculato e sonegação fiscal, que juntos podem somar até 36 anos de prisão. O dano causado é estimado em mais de R$ 5 milhões.

A operação teve início a partir da elaboração de uma nota técnica conjunta da CGU e TCE/RO que detectou a existência de direcionamento e sobrepreço na contratação de tubos fornecidos por empresas por meio de adesão a atas de registro de preços instituídas pelo Cimcero.

Além disso, foram constatados indícios de participação de funcionários públicos no esquema criminoso. O nome da operação faz referência ao superfaturamento no preço dos tubos fornecidos pelas empresas dos alvos.