A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (18), a Operação Coating, para combater crimes relacionados à prática do crime de contrabando de imigrante. A investigação iniciou-se em dezembro de 2021 após denúncias, de provável envolvimento de um homem no envio, de forma clandestina, de pessoas aos Estados Unidos.
Durante a investigação e a partir de colaboração da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI), foi possível estabelecer relação entre o investigado e, supostos, imigrantes clandestinos seja como remetente, seja como destinatário de valores, possivelmente, relacionados à intermediação para migração ilegal.
Segundo as investigações demonstraram, as transações monetárias ocorreram com brasileiros que foram detidos por tentativa de ingresso ilegal nos EUA em data próxima a viagem deles com destino ao México. Esses viajantes apenas possuem registro de saída do Brasil, sem registro de retorno ou com registro de detenção por tentativa de ingresso irregular em território americano, o que indica que entram irregularmente nos Estados Unidos por intermédio dos denominados “coiotes”.
Avançando na apuração dos fatos, a 3ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado de Rondônia, após pedido apresentado pela PF, deferiu o pedido de busca e apreensão, que foi cumprido durante a manhã. No local foram encontradas 112 munições e cigarro, mas não havia ninguém.