A Operação Cosme e Damião continua em 2023. Desenvolvida pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec e executada pela Polícia Militar – PMRO, é coordenada pelo 9º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia. A operação teve início em abril de 2022, e é desenvolvida nos distritos de Jaci-Paraná, Mutum-Paraná, Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia.
O policiamento está sendo executado três vezes na semana (quinta, sexta e sábado), no período noturno, em dias em que há maior circulação de pessoas e veículos. Seu objetivo é o combate e a prevenção ao crime. Até o início do mês de junho de 2023 foram abordadas 1.134 pessoas e 100 veículos. Somados a isso, também foi desenvolvido o trabalho de registro de ocorrências, recaptura de foragidos, tráfico de drogas, homicídio, remoção de veículos e porte ilegal de armas.
O governador do Estado, Marcos Rocha reforçou que, a ação policial visa reprimir atos criminosos. “Temos uma polícia atuante e dedicada no combate ao crime e na proteção da sociedade. Nossa missão é garantir o efetivo para o que a população rondoniense sinta-se segura”, disse.
De acordo com o comandante do 9º Batalhão da PM, o tenente-coronel Ewerson Pontes, essa ação vem gerando bons resultados, tanto em relação à redução do crime quanto para a apreensão de armas e drogas nos distritos de Porto Velho. “Sendo assim, a Polícia Militar poderá proteger toda a população nos momentos de passeios e entretenimento”, destacou.
PREVENÇÃO
Um trabalho preventivo é desenvolvido através da presença de policiais em lugares como bares, conveniências, praças, e casas noturnas, proporcionando assim, maior segurança aos moradores dos distritos. O secretário da Sesdec, Felipe Vital destacou que, a Operação está alinhada com as necessidades da população e objetiva dar aos devidos locais, a segurança necessária para o bom funcionamento da rotina social de cada cidadão. “A missão da Polícia não é apenas prender o indivíduo após o cometimento de um crime, mas também, realizar um trabalho ostensivo, que é justamente de evitar possíveis ações criminosas, com estratégias e compromisso social, e o Governo de Rondônia reforça cada vez mais as ações em todo Estado”, salientou.