OBSOLETO – Porto da capital utiliza instrumentos da década de 70 diz estudo

129

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Agricultura – CNA trouxe uma alerta para a urgente necessidade de modernização da região portuária de Porto Velho (RO), local por onde passam milhares de toneladas de grãos transportados para todo o planeta através da Hidrovia do Madeira.

Esse estudo apontou a ineficiência dos portos brasileiros na movimentação e embarque de cargas como um dos maiores gargalos para as indústrias do país.

Entre os exemplos de ineficiência apresentados pela CNA dentro desse estudo, está o Porto de Porto Velho (RO) que até a presente data ainda é operado por equipamentos doados pelo Porto de Santos (SP) nos anos 70, época do regime militar no país.

Problemas de infraestrutura rodoviária, terminais de transbordo insuficientes e entraves burocráticos são alguns dos principais entraves regulatórios ao transporte multimodal no Brasil, isso de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ.

Esse estudo foi divulgado internacionalmente nesta última semana em uma análise publicada nos principais veículos de comunicação do setor marítimo.