A revitalização total do Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) chega à fase final. Atualmente, os 10% restante dos trabalhos já estão sendo executados. A previsão é concluir as obras até o fim da primeira metade desse ano.
Os trabalhos foram contratados pela Santo Antônio Energia (SAE), por meio de compensação financeira. A parceria foi firmada em dezembro do ano passado.
“A conclusão das obras se dá graças a um saldo remanescente de crédito da compensação ambiental que Porto Velho possuía junto a Santo Antônio Energia. Isso evitou que o município tivesse que enfrentar os trâmites burocráticos de licitação e contratação de uma nova empresa, demandando mais tempo”, explica Márcio Martins, secretário-executivo do Conselho Gestor da Parceria Público-Privada.
As intervenções contemplam a reforma da Estação Conforto, reforma do deck em madeira da orla, pavimentação da área externa, aquisição e instalação de bancos e lixeiras, paisagismo de áreas externas e instalações elétricas e dispositivos de iluminação.
Operação
Simultaneamente a conclusão das obras, a Prefeitura concluiu o edital de licitação para a concessão do Complexo da EFMM. O documento deve ser publicado já nos próximos dias. O objetivo é que uma nova concessionária assuma a operação do espaço e a opere para atendimento à população.
“A empresa vai receber um espaço novo, tendo que arcar somente com a climatização de um dos galpões. Com isso, ela vai poder operar economicamente ou optar pela locação dos espaços. Isso significa que o município não terá custo de manutenção e a certeza de que o espaço estará a aberto aos moradores e visitantes”, explica o secretário-executivo de PPP.