Mesmo com uma alta significativa nos preços das passagens, o mercado aéreo manteve a trajetória de recuperação em Rondônia durante 2022. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que o número de passageiros cresceu 20% no ano passado, na comparação com o mesmo período de 2021.

De janeiro a dezembro do ano passado, as empresas aéreas transportaram 865.266 passageiros por quilômetros pagos transportado (RPK, na sigla em inglês).

O balanço de 2022 mostrou ainda que a quantidade de passageiros em voos domésticos voltou a sua média anual de antes da Covid.

Em 2019, o estado teve 896 mil viajantes (somando embarque e desembarque). Já no ano seguinte, com as reduções de voos causadas pela pandemia, apenas 473 mil pessoas viajaram em Rondônia.

Os números de passageiros pagos correspondem a todos os aeroportos existentes no estado: em Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

O aeroporto da capital de Rondônia é o terceiro mais movimentado da Região Norte em número de passageiros e principal confluência de acesso ao sul do Amazonas.

Aeroporto pontual

Em novembro de 2022, o aeroporto Governador Jorge Teixeira, de Porto Velho, ficou entre os 20 terminais aeroportuários mais pontuais do mundo, conforme .relatório do Portal Official Aviation Guide (OAG).

A instituição responsável pela pesquisa diz ter avaliado 1.200 aeroportos em vários países e, com base nos dados coletados, o aeroporto da capital de Rondônia ficou no top 20 das decolagens mais pontuais, com taxa de 94,6% das partidas programadas.

A partir de 2023, o aeroporto de Porto Velho deve passar por uma reforma. A melhoria de estrutura faz parte do projeto de expansão da concessionária responsável pelo terminal, a Vinci Airports.

No projeto inicial, a previsão é que o aeroporto Governador Jorge Teixeira tenha dois andares e pontes de embarque de passageiros.