Considerando o momento atual, números sugerem um eventual segundo entre Léo Moraes e Marcos Rocha, com Marcos Rogério correndo por fora

O deputado federal e pré-candidato ao governo de Rondônia, Léo Moraes, está em primeiro lugar em nova pesquisa do Instituto Phoenix. Ele aparece na liderança com 33,90% das intenções de votos para governador. Dono de um trabalho elogiável na Câmara dos Deputados, Léo Moraes é apontado por lideranças partidárias como o candidato que poderá reunir maior número de partidos numa ampla frente de aliança num eventual segundo turno.

O atual governador Marcos Rocha aparece em segundo, com 24,40% das intenções de votos. Se as eleições fossem hoje, ele iria brigar pela reeleição com Léo Moraes.

Em terceiro, com 18% das intenções de votos, como apontam os números do Instituto Phoenix, está o senador Marcos Rogério. Correndo por fora, ele está atrás de Marcos Rocha apenas 6,40%, um número altamente positivo. Do segmento evangélico, a tendência é de crescimento, acredita a militância ligada ao senador.

Usando um jargão muito utilizado pela bancada bolsonarista, ele estaria “bem na foto” com Bolsonaro. Marcos Rogério tem sido um dos senadores mais ativos na defesa do presidente Jair Bolsonaro, inclusive em temas polêmicos como: o auxílio-emergencial, fim do programa bolsa-família, entre outros.

Em quarto lugar aparece o ex-deputado federal Anselmo de Jesus. De acordo com os números da pesquisa, ele tem 7,40% da preferência do eleitorado rondoniense. Um número até positivo, levando em consideração que o ex-deputado estava “sumido” do meio político.

Apontado como “grande revelação” nas eleições de 2018, onde obteve uma votação expressiva com mais de 100 mil votos, Vinicius Miguel aparece apenas em quinto lugar, com 5,70% das intenções. Forças políticas ligadas a ele esperavam um voo mais alto neste início de pré-campanha. Segundo fontes, ele pode até ser candidato a vice-governador em uma ampla frente partidária que estaria em formação.

O ex-vice-prefeito – na chapa de Hildon Chaves -, Edgar do Boi, que estava sumido desde a operação Carne Fraca, aparece em sétimo colocado com 2,70% das intenções de votos.

O prefeito de Cacoal, Adaílton Fúria, também foi lembrado pelo eleitorado, segundo dados da pesquisa Phoenix: ele tem 1,50% da preferência do eleitorado.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Para a composição da Assembleia Legislativa a pesquisa mostra o deputado estadual Alan Queiroz na liderança, seguido por Zequinha Araújo e Carlos Magno. Confira os números.