O PIB do país cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023. A alta foi puxada pelo agronegócio. Lula também voltou a dizer que o “problema do agronegócio com ele é ideológico”

Em entrevista a emissoras de rádios de Goiás, nesta quinta-feira (15/6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estimou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil pode superar os 2% ainda neste ano. O PIB do país cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023, na comparação com os três meses anteriores, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no início deste mês. A alta foi puxada pelo agronegócio.

Quando questionado sobre a relação com o setor econômico, Lula voltou a dizer que o “problema do agronegócio com ele é ideológico”. “Não quero saber se o agronegócio gosta de mim ou não. Não é isso que está em jogo. O que está em jogo é a gente poder recuperar a capacidade produtiva do país”, afirmou o presidente.

Segundo ele, é necessário ser racional na política e focar na possibilidade de produzir sem degradar o meio ambiente. “A preservação ambiental é um valor a mais aos produtos. Nós queremos preservar o planeta. Seremos duros na fiscalização e punição”, ressaltou. Lula também destacou que vai investir tanto no agronegócio quanto nos pequenos produtores. “Vamos cuidar da agricultura com o respeito que ela merece. Nosso país vai voltar a crescer”, disse.

Na sexta-feira (16/6), Lula visitará o município de Rio Verde, em Goiás, para o lançamento da Ferrovia Norte-Sul. Essa será a primeira visita do presidente ao estado goiano desde que iniciou o mandato. “O estado de Goiás receberá os recursos de acordo com os projetos que apresentar ao governo federal”, pontuou Lula.

Fonte: CorreioBraziliense