Lúcio Albuquerque – O DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 20 DE MARÇO!

37

COMEMORA-SE

Dia Mundial da Saúde Bucal, Dia Nacional da Aquicultura, Dia Nacional para o Teatro na Infância e Juventude e Dia Mundial da Felicidade.

Católicos comemoram Santo Ambrósio de Sena, São João Nepomuceno, São Teodósio, São João Ábade

BRASIL

1928 –  Nasce em Rio Branco, AC, José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, o humorista Zé de Vasconcelos, “pai” brasileiro do “stand up comedy”. 1953 – Falece Graciliano Ramos, escritor e jornalista; principal obra foi “Vidas Secas”. 1969 — Criada a ECT – Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que substituiu a Departamento de Correios e Telégrafos – DCT.

MUNDO

1966 — Taça Jules Rimet, nome dado ao troféu da Copa do Mundo da FIFA até 1970, é roubada em exibição na cidade de Londres. 1987 — O Food and Drug Administration, órgão dos EYUA para área de saúde, aprova a droga AZT no combate a AIDS/SIDA.

FOTO DO DIA

Placa na beira da rodovia BR-364 em Vilhena, fim da década de 1960 a início da de 1970. Em sua primeira passagem pelos sertões no que depois seria a divisa entre os estados de Mato Grosso e Rondônia, Rondon criou um posto telegráfico e o batizou “Vilhena” numa homenagem “ao ex-chefe Álvaro Coutinho de Melo Vilhena, engenheiro chefe da Organização da Carta Telegráfica Pública, que em 1908, foi nomeado pelo Presidente da República, Diretor Geral dos Telégrafos” (ver mais em http://vilhena.ro.gov.br/). A placa, conforme o historiador Júlio Olivar, tinha uma mensagem clara, pois buscava atrair para aquele planalto investidores, numa típica ação de marketing, citava não fenômenos meteorológicos e “o melhor clima da Amazônia”. Em 1977 Vilhena passou à condição de município de Rondônia.