RONDÔNIA
1915 – O superintendente (prefeito) Fernando Guapindaia, cria, pelo decreto nº 5 criando a Guarda Municipal, que ele extingue em 1916.
1981 – Testemunha que diz saber muito sobre o assassinato do advogado Agenor Carvalho, e que por isso fugiu de Rondônia, quer “garantias de vida” para depor em Porto Velho.
1983 – Dom Antonio Possamai assume o bispado de Ji-Paraná
1985 – O ex-deputado estadual Angelo Angelim assume hoje o governo do Estado, o 2º nomeado, substituindo Jorge Teixeira que governava Rondônia desde 1979.
1991 – Em nota, o Ipem anuncia ter comprovado que as botijas de 13 Kg de gás, vendidas em Rondônia, tem, por botija, só 12,50 Kg.
COMEMORA-SE
Dia Internacional das Famílias, Dia de Combate à Infecção Hospitalar, Dia da Lartinidade, Dia de Conscientização Quanto à Mucopolissacaridose, Dia do Assistente Social, Dia do Gerente Bancário,
Católicos celebram Santo Torquato de Guádix, Santo Isidoro Lavrador, Santa Dionísia.
BRASIL
1970 — O “Cruzeiro Novo”, moeda brasileira adotada em 1967, volta a ser apenas Cruzeiro”. 2010 — 70 mil espécies conservadas em formol, o maior acervo de cobras, aranhas e escorpiões para pesquisas no Brasil, são destruídas no incêndio do Instituto do Butantã.
2016 — Morre o cantor Cauby Peixoto (n. 1931), sucessos como “Vida da Bailarina”, “Gente Humilde”, “Babalu” e “Conceição”.
MUNDO
1618 — O físico Johannes Kepler confirma sua descoberta da terceira lei do movimento planetário. 1891 — O Papa Leão XIII defende os direitos dos trabalhadores e os direitos de propriedade na encíclica Rerum Novarum, o início da moderna Doutrina Social da Igreja. 1940 – Richard e Maurice McDonald abrem o 1º restaurante McDonald’s.
FOTO DO DIA
Primeiro político a assumir o governo de Rondônia, desde Aluízio Ferreira em 1943, o ex-deputado Angelo Angelin assume, nomeado como seu antecessor Jorge Teixeira, devendo ficar no cargo até 15 de março de 1987, quando Rondônia terá seu primeiro governador eleito.
Filiado ao PMDB, Angelin terá de se desdobrar, tanto pela difícil composição política chamada “Frente Liberal” (PMDB/PFL) que o levou ao governo, graças à imposição do ex-deputado federal Jerônimo Santana, já de olho na eleição do ano que vem, a primeira em que Rondônia vai eleger seu governador.
Além disso, Angelin vai enfrentar a desconfiança dos membros da Frente Liberal, parceiros do PMDB na Aliança Democrática, e a luta interna dos peemedebistas por cargos etc.
Sem citar fonte, Angelin já fala que assume com o “caixa vazio”, de imediato contestado por Teixeira que disse estar deixando em caixa 111 bilhões de cruzeiros (moeda da época).