Lúcio Albuquerque – DIA NA HISTÓRIA – DIA 8 DE JANEIRO!

45

COMEMORA-SE

Dia do Magistério Militar, Dia da Internet Segura

Católicos lembram Santa Josefina Bakhita (Mãe Moreninha, 1ª santa africana), São Jerônimo Emiliano

RONDÔNIA

1946 – O coronel de Exército Joaquim Vicente Rondon assume o governo do Território do Guaporé, o segundo a ocupar tal função. De fevereiro de 1946 a dezembro de 1947. Implantou o Diário Oficial do Território do Guaporé

BRASIL

1985 — Lançado o primeiro satélite de propriedade brasileira: o Brasilsat A1. 2019 — Dez adolescentes morrem e três ficam feridos no incêndio do alojajamento do centro de treinamento de futebol do Flamengo (RJ).

MUNDO

1828 — Nasce o escritor Júlio Verne, “o” pai da Ficção-Científica. 1919 – Primeira viagem aérea turística é realizada de Paris a Londres, num avião com 12 passageiros. 1945 — II Guerra Mundial: Aviões Aliados destroem a cidade alemã de Dresdem. 1971 — O índice de bolsa de valores NASDAQ opera pela primeira vez.

FOTO DO DIA

Cuiabano, Joaquim Vicente Rondon tornou-se em 1946 o segundo governador do Território Federal do Guaporé, num período difícil da economia local devido ao fim da exploração da borracha em larga escala na Amazônia. Joaquim Rondon teria sido indicação do governador anterior Aluízio Ferreira, então candidato a deputado federal, mas com quem rompeu logo depois. Em sua administração Joaquim Rondon mandou construir os campos de pouso em Abunã e Ariquemes, implantou o Diário Oficial e o Aeroclube de Porto Velho. Em 1950 tentou e não conseguiu derrotar Aluízio Ferreira, líder do grupo “cutuba” pela vaga Câmara Federal, tornando-se líder do grupo “pele curta”, mas ganhou em 1954. A disputa entre os dois grupos, uma luta política violenta, se estendeu quase até a criação do Estado em 1981 (Na foto o presidente JK – de lado – e Joaquim Rondon).