Lúcio Albuquerque – DIA NA HISTÓRIA – BOM DIA 31 DE JANEIRO!

26

COMEMORA-SE

Dia do Mágico, Dia Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural, Dia do Engenheiro Ambiental.

Católicos lembra\m São João Bosco e Santa Marcela. Beata Ludovica Bertoni.

RONDÔNIA

Em 1983 – O presidente do TRE/RO desembargador Darci Ferreira, dá posse os deputados estaduais eleitos em 1982 e que vão escrever a 1ª Constituição do novo Estado.

BRASIL

1946 — Toma posse no Brasil o presidente Eurico Gaspar Dutra, encerrando o Estado Novo.  1951- Seis anos depois de retirado do poder, Getúlio Vargas assume como presidente eleito. 1956 —Juscelino Kubitschek assume a Presidência, propondo realizar “50 anos em 5”, posse garantida pelo movimento militar liderado pelo general Henrique Teixeira Lott, ministro da Guerra. Jânio Quadros assume a Presidência e renuncia seis meses depois.

MUNDO

1943 – O 6º Exército nazista rende-se aos soviéticos em Stalingrado, a primeira grande derrota de Hitler desde 1939. Em 1990 – Ainda sob regime comunista, a McDonald’s inaugura uma loja em Moscou. 2018 — 150 anos depois, novo fenômeno da Superlua (uma Lua de Sangue e uma Lua Azul), com eclipse lunar.

FOTO DO DIA

Vigésimo terceiro Estado da Federação brasileira, criado em dezembro de 1981, Rondônia teve sua primeira eleição em 1982 e deu posse aos eleitos, dentre eles os 24 deputados estaduais que iriam escrevem a primeira Constituição, no dia 31 de janeiro de 1983. Três partidos disputaram o pleito, mas o PT não elegeu candidato, ficando as vagas entre o PDS, com 15  e o PMDB com 9, sendo que só dois, os médicos Jacob Atallah e  Oswaldo Piana, eram naturais do ex-Território. O mais votado foi o paranaense José Bianco (PDS), desde 1974 residente em Ji-Paraná, que alcançou 8.156 votos ou 4,76% da votação total para a Assembleia. O menos votado foi o paulista Angelo Angelin, residente em Vilhena, com 2.536 votos. (Na foto não estão os deputados Jerzy Badocha e Sérgio Carminato (PMDB) e Osvaldo Piana e Silvernani Santos (PDS).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela “OPINIÃO”, que é exclusiva do autor.