Leclerc supera Verstappen e leva a pole position para o GP do Bahrein

47

Monegasco garante a 10ª pole position da carreira e tem colega da Ferrari, Sainz, ocupando a terceira colocação; Hamilton larga apenas em quinto

Charles Leclerc começou a temporada 2022 da F1 com o pé direito, garantindo a pole position para o Grande Prêmio do Bahrein, a primeira etapa do ano. O monegasco teve o tempo de 1m30s558, 0s123 à frente do atual campeão mundial Max Verstappen, em segundo. Companheiro do pole na Ferrari, Carlos Sainz foi o terceiro, seis milésimos atrás do holandês.

Atual vice-campeão, Lewis Hamilton larga apenas na quinta colocação, enquanto seu novo colega da Mercedes partirá do nono lugar. Essa é a primeira pole de Leclerc desde o GP do Azerbaijão, em 2021. Os carros voltam para a pista, agora para valer, neste domingo, às 12h para o primeiro grande prêmio da temporada.

– Eu me sinto muito bem. Os últimos dois anos foram muito difíceis para a equipe. Nós estamos muito esperançosos. Focamos em nós mesmos. Foi uma classificação muito difícil, eu não estive muito feliz com o meu desempenho, mas consegui a classificação – afirmou Charles Leclerc.

Resultado

 

Grid de largada do GP do Bahrein — Foto: Divulgação

Grid de largada do GP do Bahrein — Foto: Divulgação

A largada do GP do Bahrein, primeira etapa da F1 2022, será ao meio-dia deste domingo, 20 (horário de Brasília). O ge acompanha em tempo real.

Charles Leclerc colocou Ferrari na frente na classificação do GP do Bahrein da F1 2022 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Charles Leclerc colocou Ferrari na frente na classificação do GP do Bahrein da F1 2022 — Foto: Lars Baron/Getty Images

Além do desempenho abaixo do esperado da Mercedes, outra surpresa da sessão foi a atuação da Haas, liderada neste sábado por Kevin Magnussen. Recém-chegado no time, que representa pela segunda vez em sua terceira passagem na F1, o dinamarquês manteve-se entre os primeiros colocados ao longo dos três segmentos da classificação e largará em sétimo lugar.

O resultado vale para a Haas sua primeira aparição entre os dez primeiros no grid inicial desde o GP do Brasil de 2019, quando Magnussen garantiu o nono lugar e seu então colega da equipe americana, Romain Grosjean, o sétimo.

Os três primeiros

 

LECLERC: “É uma sensação boa! Estávamos bastante esperançosos de que esta seria uma oportunidade de voltar à frente. Estamos largando da pole, então estou muito feliz!”.

VERSTAPPEN: “Acho que temos um bom carro, um bom carro de corrida. Foi um bom começo para uma nova era. Foi uma batalha muito acirrada com Carlos e Charles”.

SAINZ: “Estive mais de 0s5 atrás durante todo o fim de semana, então estar lutando pela pole position hoje foi uma boa notícia para mim”.

Q1

 

A Ferrari começou muito forte a primeira parte do treino, com Charles Leclerc e Carlos Sainz fazendo a dobradinha de melhor tempo, seguidos por Max Verstappen, que ficou na terceira posição. Nenhum dos três voltou para a pista para uma nova volta, já praticamente garantidos no Q2.

Daniel Ricciardo é eliminado no Q1 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

Daniel Ricciardo é eliminado no Q1 — Foto: Mark Thompson/Getty Images

A grande decepção ficou por conta do fraco desempenho da McLaren, especialmente de Daniel Ricciardo. O australiano fez apenas o 18º tempo e ficou de fora da segunda parte. Foram eliminados Tsunoda (16º), Hulkenberg (17º), Ricciardo (18º), Stroll (19º) e Latifi (20º). Foi a primeira vez desde 2019 que a Haas colocou os dois carros no Q2.

Q1 — Foto: F1

Q1 — Foto: F1

Q2

 

RBR e Ferrari seguiram travando o duelo particular no topo da classificação no começo segunda parte do treino. Dessa vez, coube ao atual campeão mundial Max Verstappen fazer o melhor tempo, e com certa vantagem sobre Leclerc, em segundo.

Q2 — Foto: f1

Q2 — Foto: f1

A 30 segundos do fim, Carlos Sainz superou o companheiro de escuderia e ficou com o segundo tempo, empurrando o monegasco para terceiro. Hamilton terminou na quinta posição. Foram eliminados Ocon (11º), Schumacher (12º), Norris (13º), Albon (14º) e Zhou (15º).

Q3

 

No terceiro round, quem saiu na frente foi a equipe italiana. Carlos Sainz fez o melhor tempo na primeira volta, com 1:30.6, seguido por Leclerc, 44 milésimos atrás, e Verstappen, 56 milésimos atrás.

Na segunda tentativa, Charles baixou o tempo para 1:30.558, assumiu a ponta e viu o rival Max Verstappen falhar ao tentar bater seu tempo, ficando apenas na segunda posição. Hamilton não conseguiu superar a 5ª posição.

Info e horários - GP do Bahrein F1 2022 — Foto: Infoesporte

Info e horários – GP do Bahrein F1 2022 — Foto: Infoesporte

Fonte: ge