LeBron celebra recorde de pontos na NBA: “Amo inspirar tantas gerações”

48

Rei agora soma 44,157 mil pontos em temporada regular e playoffs da liga, ultrapassando o também Laker Kareem Abdul-Jabbar; rivais da noite de sábado, Curry e Thompson exaltaram feito do camisa 6

LeBron James experimentou uma noite agridoce neste sábado, em quadra contra o Golden State Warriors. Se os seus 26 pontos e 15 rebotes não foram suficientes para impedir a derrota do Los Angeles Lakers, a marca o possibilitou quebrar mais um recorde importante: com 44,157 mil pontos no currículo, ele ultrapassou o ídolo Kareem Abdul-Jabbar e se tornou o maior cestinha da liga – contando temporadas regulares e playoffs.

– Em toda a minha carreira, sempre fiquei maravilhado quando me ligavam aos grandes nomes do esporte. Amo o basquete, amo fazer parte da NBA ser capaz de inspirar tantas gerações diferentes. É algo grande – comentou LeBron, após a partida.

Hoje com 37 anos, o astro dos Lakers já havia deixado para trás Michael Jordan, que agora ocupa a quinta colocação no ranking de pontos com 38,279 e Kobe Bryant, em quarto lugar, com 39,283 pontos.

Mas somando apenas os pontos na temporada regular, LeBron ainda terá que esperar mais um pouco para se isolar como o maior pontuador: ele está atrás de Karl Marlone (36,928 pontos) e Abdul-Jabbar (38,387).

Os Lakers enfrentam um momento crítico. Nos últimos dez jogos, venceram apenas três, ocupando a nona colocação na Conferência Oeste com uma campanha de 26 jogos e 31 derrotas.

Ainda assim, LeBron segue como o coração da franquia e em grande fase: sua média de pontos em 2022 é de 29, a maior desde a temporada 2009/2010, quando conquistou pela segunda vez o prêmio de jogador mais valioso (MVP) após ser campeão da Conferência Leste com o Cleveland Cavaliers – com média de 29,7 pontos por jogo. Ele é o terceiro maior pontuador da atual temporada, sua 19ª da carreira, atrás de Joel Embiid (29,4) e Kevin Durant (29,3).

– É difícil para mim falar sobre isso agora porque eu odeio fazer qualquer coisa quando é em meio a uma derrota, e tivemos a oportunidade de ganhar um grande jogo esta noite. Mas aprecio a oportunidade de jogar este jogo no mais alto nível – completou o Rei.

LeBron James em Warriors x Lakers  — Foto: Lachlan Cunningham/Getty Images

LeBron James em Warriors x Lakers — Foto: Lachlan Cunningham/Getty Images

Maiores nomes do Golden State Warriors no triunfo sobre os rivais da Califórnia, Stephen Curry e Klay Thompson se renderam a LeBron quando questionados a respeito da marca do ala.

– É louco pensar em quantos jogos ele jogou, há quanto tempo ele está fazendo isso. A longevidade é lendária. Ele já esteve em tantos play-offs, ganhou títulos e tem feito isso ano após ano. Não há sequer um fim real à vista pra isso. É uma conquista muito especial, e ele provavelmente está de olho na marca “real” de pontos (contando apenas a temporada regular). É uma loucura pensar nisso – opinou Curry.