Ji-Paraná – Prefeitura anuncia retomada do transporte coletivo

51

Ônibus vão circular em três linhas, entre principais bairros dos dois distritos de cidade a partir de segunda-feira (7). Transporte público da cidade estava suspenso desde 2020, devido aos impactos da pandemia da Covid-19.

Após quase dois anos de suspensão, o transporte público coletivo de Ji-Paraná (RO) deve ser retomado nesta segunda-feira (7). O anúncio de retorno foi feito pelo prefeito Isaú Fonseca, durante coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (4).

A cidade, considerada a segunda maior do estado, estava sem transporte coletivo desde novembro de 2020, após a empresa que operava o serviço suspender as atividades devido a um forte déficit financeiro causado pela queda na demanda durante a pandemia da Covid-19.

Nesse retorno, cinco ônibus irão circular nos principais bairros dos dois distritos da cidade, em três linhas já conhecidas pelos moradores, de segunda a sexta-feira. Segundo a prefeitura, os veículos devem transportar mais de 40 mil passageiros por mês.

Passagens a R$ 5

 

A prefeitura informou que o valor integral da passagem é de R$ 5, mas a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (AMT) da cidade afirmou que apenas 10% dos passageiros mensais, equivalente a menos de 4 mil pessoas, devem pagar o valor total.

Isso porque, cerca de 11 mil passageiros são pessoas com deficiência, idosos e crianças com até 6 anos, que serão beneficiados com o passe-livre. Além disso, serão distribuídos vales-transportes e vales-estudantes para mais de 25 mil passageiros.

Ainda conforme a prefeitura, está em tramitação na Câmara Municipal de Ji-Paranáem, um projeto de lei que assegura a distribuição de vales-transportes sociais para as pessoas atendidas pelo Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, que quando aprovado, beneficiará mais 15 mil pessoas por mês.