JI-PARANÁ – 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef inicia no município

33
A finalidade é definir e elaborar o plano de ação para alcançar os ODS
O 1° Fórum Comunitário do Selo Unicef iniciou as atividades para definir e elaborar o plano de ação que o município de Ji-Paraná vai adotar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento ocorreu, na segunda-feira (27), no auditório do Ministério Público de Rondônia (MPRO).

As secretarias municipais de Educação (Semed), Saúde (Semusa) e de Assistência Social e Família (Semasf) formam a base da seguridade social. As pastas são responsáveis por atender e executar as ações de políticas públicas da Prefeitura de Ji-Paraná que serão definidas no fórum.

Representando o prefeito de Ji-Paraná Isaú Fonseca, o secretário de Administração, Jônatas França, ressaltou que a busca é muito maior que a certificação do Selo Unicef e, sim, o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para impactar a vida de crianças e adolescentes.

Para o secretário da Semed, Jeferson Barbosa, o selo da Unicef é importante, pois reforça as diretrizes que o município deve atender. “A Secretaria de Educação já está implementando as medidas com a aquisição de equipamentos, lousas digitais, entrega de notebooks aos professores e a criação dos laboratórios de ciências. E, em breve, a aquisição de 8 mil chromebooks para os alunos da rede municipal”.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que tem a finalidade de estimular e reconhecer os avanços reais e positivos das ações na gestão pública. Ji-Paraná já conquistou três certificações e está habilitando-se para a quarta.

A mobilizadora da Unicef em Rondônia, Márcia Trajano, reforçou que o município é uma referência no estado, por manter um padrão na seguridade social. “Hoje, Ji-Paraná está iniciando o 1° Fórum Comunitário desta edição, onde será montado o plano de ação para desenvolver os índices de bases da educação, saúde e de assistência social e, assim, receber a quarta certificação em 2024”.

A secretária da Semasf, Ana Maria Santos Vizeli, afirmou que a Prefeitura de Ji-Paraná prioriza as políticas públicas para crianças e adolescentes e, por intermédio das secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, vários ODS são alcançados.

“A Semasf atua em diversas linhas de frente no atendimento das diretrizes estabelecidas pela Unicef. Programas como Mamãe Cheguei, Criança Feliz, Crescendo Bem, Família Acolhedora, Famílias Fortes são desenvolvidos, em Ji-Paraná, para atender crianças e adolescentes e fortalecer o convívio com seus familiares”, acrescentou Ana Vizeli.

O presidente da Câmara Municipal de Ji-Paraná (CMJP), Welinton Fonseca (MDB), apontou que das 17 diretrizes definidas pela Unicef, algumas já são atendidas. Segundo ele, a atual gestão da CMJP está alinhada com a prefeitura para desenvolver políticas públicas que valorizem os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os municípios que participam do Fórum Comunitário do Selo da Unicef devem contribuir com 10 dos 17 ODS, definidos, em 2015, para serem alcançados até 2030. Os objetivos enumerados são um guia para os participantes atentarem às metas que vão melhorar as condições de vida e desenvolvimento de cada criança e adolescente nos municípios.