Ieda atuou na área por duas décadas e defende políticas públicas continuadas para o setor
A pré-candidata a deputada estadual, Ieda chaves, participou no último final de semana de uma conversa sobre os rumos da educação rondoniense. O evento aconteceu em Porto Velho e contou com educadores e técnicos da área. Durante sua fala, Ieda Chaves comentou sobre sua história com a educação e deixou claro seu compromisso com o setor tendo em vista, segundo ela mesma, o entendimento de que é apenas por meio da educação que um Estado e o país obtém progresso e desenvolvimento. Ainda segundo Ieda, a educação é uma ferramenta de fundamental importância para a instalação e manutenção de políticas públicas eficientes para a sociedade.
Ieda Chaves destacou que a formação continuada de professores e técnicos é de fundamental importância para a evolução do processo educacional. “O professor estando atualizado irá repassar conhecimento ao aluno de forma mais atual, mais eficiente. A formação continuada beneficia toda a escala educacional, formando bases sociais mais sólidas e preparadas para o futuro”, defendeu a pré-candidata a deputada estadual. Exemplificando seu argumento, Ieda Chaves destacou a necessidade de investir em níveis mais altos de graduação para os professores como, por exemplo, acesso a cursos de mestrado e doutorado. “Quanto mais alto o nível técnico dos nossos professores, com certeza teremos alunos muito mais capacitados para o futuro, mais preparados para as novas fases de ensino”, defendeu.
Ainda segundo Ieda Chaves, as políticas públicas educacionais também devem estar voltadas às diversas necessidades que a realidade exige da comunidade escolar, de modo que as pessoas tenham acesso a educação inclusiva e cada vez mais preparada para atender demandas de alunos especiais.
“Precisamos ampliar cada vez mais a capacitação de educadores e técnicos para que possam atender de forma eficiente crianças e jovens que necessitam de atendimento especial como, por exemplo, as que são portadoras do espectro autista. Todos têm o direito ao convívio social e à educação. É bom para todas as crianças, que passam a conviver com mais naturalidade frente às inúmeras diferenças individuais que temos em sociedade”, defendeu.
De acordo com Ieda, a educação é a porta de entrada dessas crianças na sociedade e um ambiente escolar devidamente preparado faz toda diferença para o desenvolvimento do aluno. “Sem contar no fato de que a escola passa a ser um agente importante na rede de apoio dos pais, que terão um local seguro e adequado para deixar os filhos”, defendeu.
HISTÓRICO
A pré-candidata a deputada estadual, Ieda Chaves, foi empresária do ramo educacional por 20 anos. Sua carreira no setor iniciou no município de Pimenta Bueno, onde gerenciou uma escola de ensino fundamental, migrando posteriormente para a educação superior. “É muito gratificante fazer parte deste setor principalmente por poder participar, ainda que de forma indireta, da realização de diversos sonhos. A educação não apenas transforma a pessoa, ela muda pra melhor a realidade no ciclo social no qual esta pessoa está inserida”, arrematou.