oel Magalhães diz que o IBAPE-RO traz o Prof. Frederico Cesarino pela segunda vez este ano. Uma oportunidade imperdível para aprofundar o conhecimento em segurança no trabalho e normas da NR-12.

Palestra gratuita visa abordar a importância da norma na segurança e produtividade das empresas

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Rondônia (IBAPE/RO) está promovendo uma palestra gratuita que abordará a NR-12 e seu impacto na construção civil, serviços agropecuários e florestais. O evento acontecerá no dia 19 de outubro de 2023, quinta-feira, das 19:00 às 21:00 horas na Escola do Legislativo, antiga sede da Assembleia Legislativa.

O palestrante convidado é o Prof. Frederico Cesarino, um renomado Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, filiado ao IBAPE/AM. O evento é uma oportunidade para profissionais e empresas que atuam nessas áreas conhecerem em detalhes os requisitos da NR-12 e como a sua implementação pode impactar positivamente tanto na segurança dos trabalhadores quanto na produtividade das empresas.

De acordo com o presidente do IBAPE-RO, Joel Mauro de Magalhães, “A produtividade de um operador está diretamente ligada ao quanto ele se sente confiante, seguro e tem liberdade em seu local de trabalho. Esses fatores acabam se relacionando diretamente à segurança do trabalho a partir do momento em que os operadores, ao estarem ‘viciados’ a um modo de trabalho, não gostam que sejam feitas alterações nesse modelo.”

O evento se propõe a explorar os benefícios da adequação à NR-12 e os impactos positivos que essa norma pode ter no ambiente de trabalho:

Benefícios da Adequação

* Ganho de produtividade: A implementação dos requisitos da NR-12 torna o ambiente de trabalho mais seguro, resultando em funcionários mais confiantes e comprometidos. Isso leva a uma maior produção, menos acidentes de trabalho e pode até diminuir os pedidos de demissão. Empresas como Coca-Cola, Facebook, DreamWorks, Google e Alcoa são exemplos de organizações que investiram no bem-estar de seus funcionários, alcançando crescimento e lucratividade significativos, superando a concorrência.

* Um pequeno gasto a curto prazo e uma enorme economia a longo prazo: O investimento na adequação, treinamento e manutenção necessária para atender à NR-12 deve ser visto como uma forma de prevenir futuros problemas. Acidentes no local de trabalho resultam em funcionários afastados, multas pesadas, gastos com saúde dos trabalhadores acidentados, funcionários substitutos e paralisação das operações, além de prejudicar a motivação da equipe. Em casos graves, a empresa pode enfrentar consequências legais. Cumprir a norma é uma escolha econômica e inteligente, trazendo enormes benefícios à empresa e à segurança de seus funcionários.

O presidente do IBAPE-RO, Joel Mauro de Magalhães, destaca a importância de confirmar a inscrição para a palestra, e os interessados podem fazê-lo enviando mensagens para o WhatsApp (69) 9 9268-1360.

A palestra do IBAPE/RO promete ser uma oportunidade valiosa para empresas e profissionais interessados em aprimorar a segurança no ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, melhorar a produtividade. Cumprir as normas de segurança é uma estratégia inteligente que pode resultar em benefícios substanciais a longo prazo.