Estado vizinho vê Rondônia como uma referência de desenvolvimento socioeconômico
O governador Marcos Rocha recepcionou na quinta-feira (25), a comitiva governamental do Acre, liderada pelo governador Gladson Cameli, que esteve em Ji-Paraná, para prestigiar a edição 2023 da Rondônia Rural Show Internacional. O governador acreano trouxe técnicos e representantes do Governo para uma nova fase do network que o Estado mantém com Rondônia. O Acre tem enviado técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, para conhecer de perto o trabalho que o Governo de Rondônia realiza ao desenvolvimento do setor produtivo. Um dos primeiros resultados dessa parceria, por exemplo, é a primeira edição do concurso de cafeicultura que o Acre vai realizar no dia 15 de setembro. O evento tem genética rondoniense e todas as digitais do Estado, tendo em vista que, os acreanos se basearam no Concafé para a realização do concurso.

O titular da Secretaria de Estado da Agricultura do Acre, José Luiz Tchê relatou que na Rondônia Rural Show Internacional, os acreanos têm interesse maior na vitrine tecnológica. De acordo com seu entendimento, esse tipo de ação, além de facilitar a compreensão na transferência de conhecimento, também garante a promoção de novas culturas para o Estado. “No Acre, chamamos a vitrine de fazendinha. Por meio dela, os produtores enxergam melhor toda tecnologia de produção que o mercado oferece e conhece novas técnicas de plantio e rendimento”, comentou.

Durante sua visita a Rondônia, Cameli destacou que, o Acre vê em Rondônia uma referência de desenvolvimento, principalmente em relação ao setor produtivo. “Quero parabenizar o governador Marcos Rocha pela organização e qualidade da Rondônia Rural Show. É impressionante o que o Governo faz com esse evento, não apenas fomentando, mas colaborando diretamente com o setor produtivo”, evidenciou o governador Gladson Cameli.